Estivemos em Esposende “A um clique das reclamações”

11 Junho, 2018

No passado dia 6 de junho, pelas 21:00h, decorreu nas instalações da ACICE a sessão “A um clique da reclamação – O Livro de Reclamações Online”.

O livro de reclamações online

O livro de reclamações é obrigatório em todas as lojas ou estabelecimentos com atendimento ao público, incluindo serviços e organismos da administração pública. A 1 de julho de 2017, o consumidor passou a poder escrever no livro de reclamações online quando pretende apresentar queixa sobre os serviços públicos essenciais (eletricidade, gás natural, água e resíduos, comunicações eletrónicas e serviços postais). A partir de 1 julho de 2018, exatamente um ano após a entrada em vigor do livro de reclamações online, este vai alargar-se a outros setores de atividade económica. Foi com esta preocupação que a ACICE – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, solicitou à DECO Minho que realizasse um workshop sobre o tema. Contámos com a presença de cerca de meia centena de participantes de diferentes setores de atividade, cujas dúvidas sobre o novo método disponível para o consumidor reclamar eram ainda elevadas.

DECO_Forma_reclamações

O Workshop

Ao longo da sessão foram abordadas e respondidas questões propostas pelos presentes, como:

  • É obrigatório criar um email?
  • Tenho de ter um site?
  • Terei de afixar, de forma visível, o aviso de que este estabelecimento possui livro de reclamações online?
  • Onde poderei comprar o livro de reclamações online?

DECO_Forma_reclamações

Estas são apenas algumas das dúvidas que, certamente, serão transversais a outros comerciantes que não puderam estar presentes no referido workshop.

Com este tipo de ações a DECO procura estar presente, não só junto do consumidor, mas também junto dos comerciantes que pretendem ter uma resposta diferenciadora no mercado para os seus clientes.

Informar, formar e capacitar profissionais é o nosso mote. Por isso, pretendemos estar atentos a temas emergentes que carreguem por si só, muitas questões de consumo!