DECO Forma promove Ação de Capacitação para os Dirigentes da TANE

14 Maio, 2019

Maio foi marcado pela visita da TANE- Associação de Consumidores Timorense à DECO.

A DECO está a desenvolver o projeto – Empoderar e Capacitar os consumidores de Timor Leste, apoiado pela Comissão Europeia, que tem como beneficiária a TANE- Associação Timorense de Defesa dos Direitos dos Consumidores.

A DECO recebeu os cinco fundadores e dirigentes da recentemente constituída Associação, de 29 de abril a 8 de maio, para uma ação de capacitação.

 

Nesta ação de capacitação, a DECO partilhou o seu modelo de organização e as estratégias de intervenção, de forma a apoiar a TANE no reforço da sua ação junto dos consumidores timorenses.

A formação foi organizada com base nas áreas de intervenção da DECO – informação, educação, formação e representação dos consumidores e para além destas sessões, a DECO promoveu a visita dos dirigentes a sistemas de defesa do consumidor em Portugal, como a Direção Geral do Consumidor, o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa, A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

Enquanto em Portugal, os membros da TANE tiveram ainda oportunidade de participar no Consumers International Summit 2019, que decorreu no Estoril, de dia 29 de abril a 2 de maio, colocando a TANE em contacto com outras associações a fim de promover contactos internacionais e possíveis parcerias.