
Mais uma ação de formação para técnicos que trabalham com as comunidades migrantes em Portugal.
Começar uma vida num país novo nem sempre é fácil. Inicialmente tudo é um desafio e fazer escolhas acertadas para os consumidores migrantes pode representar uma grande dificuldade, além de serem recém-chegados apresentam dificuldades com a língua portuguesa.
Neste caso, sentiu-se a necessidade de informar os consumidores migrantes de que forma agir e onde procurar ajuda para resolver problemas a nível de conflitos de consumo.
Todos os consumidores em Portugal independentemente da sua nacionalidade, têm direito a informação clara, útil e utilizável para que possam ultrapassar obstáculos referentes a diferença de regras, usos e costumes entre o pais de origem e Portugal.
Esta formação é o primeiro passo para se conhecer os direitos dos consumidores e facilitar a integração e inclusão dos migrantes na sociedade portuguesa, com informação e conhecimento que mitiguem o seu estatuto de consumidor vulnerável.
Destinatários:
Este curso destina-se a técnicos, voluntários e dirigentes de organizações que representem ou que trabalhem com comunidades migrantes, em particular as oriundas de países de língua oficial portuguesa.
Objetivos Gerais:
Com esta ação de formação pretendemos promover a aquisição de conhecimentos e aprofundamento de competências sobre os direitos do consumidor por parte dos migrantes e comunidades de países de língua oficial portuguesa, bem como das organizações que os representam ou que com eles trabalham.
Objetivos Específicos:
• Conhecer os Direitos dos Consumidores em Portugal, com especial atenção na realidade das pessoas e comunidades migrantes;
• Saber sinalizar e descrever situações de desrespeito dos direitos dos consumidores e dos legítimos interesses dos consumidores;
• Saber identificar as entidades reguladores e fiscalizadores competentes, bem como as diferentes entidades envolvidas da resolução e mediação de conflitos de consumo;
• Reconhecer a importância dos direitos dos consumidores a transmitir nas comunidades migrantes numa linguagem acessível e clara;
• Apoiar as comunidades migrantes no reconhecimento dos seus direitos;
• Motivar para desenvolver ações e iniciativa que levem as comunidades migrantes a um melhor conhecimento dos seus direitos.
METODOLOGIAS:
A ação de formação aposta numa metodologia ativa e participativa, fazendo recursos a casos práticos, à partilha de experiências e ao debate.
Pretende-se promover uma aprendizagem colaborativa e a criação no grupo de um sentido de interajuda e partilha ao qual poderão recorrer durante a parte prática da formação.
Contamos consigo para se juntar a este trabalho! Garanta já o seu lugar aqui!
Outras Informações
Outras Informações
Modalidade: Formação Contínua | Online
Data:19 de Abril 2022
Área de Formação: 380 Direito
Horário: 10:00 às 17:00
Duração: 6 horas
A ação é de frequência gratuita e certificada pela DGERT