Ação de Formação-Referencial de Educação do Consumidor

20 Maio, 2022

Mais uma ação de formação de curta duração direcionada para professores de sucesso!

No dia 09 e 10 de maio realizámos mais uma ação de Formação para professores sobre o Referencial de Educação ao Consumidor com o objetivo de promover a implementação da Educação do Consumidor nos currículos escolares e também habilitar educadores e professores para a abordagem da Educação para o Consumo em contexto escolar.

No decorrer da formação os mais de 40 professores de diversas escolas, escolaridades e áreas de ensino, tiveram a possibilidade de ficar a saber mais sobre o Referencial de Educação do Consumidor, direitos e deveres do consumidor e como resolver conflitos de consumo.

Esta foi uma formação bastante dinâmica com partilha de conhecimentos e experiências por parte dos participantes sobre os diversos temas ligados aos direitos dos consumidores. Ao longo da ação, os formandos realizaram trabalhos de grupo referentes aos seguintes temas: A Compra e Venda e a Publicidade e Marketing; Os Direitos Digitais dos Consumidores; A Segurança dos Produtos e Serviços; e A Sustentabilidade e desafios dos consumidores e, por fim, foi lançada uma discussão de grupo sobre as várias temáticas trabalhadas que resultaram na partilha de ideias e experiências sobre os desafios existentes nas mesmas.

No final, os professores foram desafiados a dar-nos a sua apreciação sobre a ação. De uma forma geral, estes ficaram bastante satisfeitos, tendo atribuído classificação de 4,8 e partilharam feedbacks muito interessantes:

-“Mais tempo para podermos fazer mais partilhas! São sempre excelentes momentos de
aprendizagem”.
-“Gostaria que a ação tivesse mais horas. Foi muito interessante e pertinente”.
-“Excelente interação entre os formadores e formandos”.
-“Conhecimento para a vida”.
“Uma escola cada vez mais sustentável”.

Para saber mais sobre as atividades da DECO, contacte-nos através de decoforma@deco.pt.