A Ação de Formação que surpreendeu os participantes

21 Março, 2018

Nos passados dias 03 e 10 de março, a DECO Forma realizou a Formação de Formadores | PME e os Direitos dos Consumidores em Lisboa. O feedback recolhido mostra que formandos ficaram surpreendidos pela qualidade e dinamismo da Ação!

As expectativas para esta Ação de Formação estavam elevadas e as inscrições tinham sido mais de 45. Infelizmente tivemos de limitar o número de participantes, acolhendo o grupo num local de referência. O ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, recebeu-nos com muita amabilidade nos sábados de 03 e 10 de março.

Os 34 formandos que estiveram presentes formaram um grupo muito interessante e heterogéneo, que proporcionou momentos de aprendizagem repletos de criatividade e profissionalismo. Estes formandos eram formadores, técnicos de marketing, advogados, juristas, solicitadores, gestores comerciais, gestores de projetos, entre outros, representando as mais diversas entidades, desde associações, municípios, empresas particulares ou mesmo trabalhadores por conta própria.

Dr. Silveira Rodrigues

 

Porque razão a ação surpreendeu os participantes?

Desde cedo os participantes perceberam que esta ação se distinguia das demais pelos seus pormenores.

Contextualizando, esta ação insere-se no Consumer Law Ready, projeto financiado pelo Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, e gerido em cooperação com a Comissão Europeia. A formação foi preparada na sua génese pela Organização Europeia dos Consumidores (BEUC) que chamou as Associações de Defesa dos Consumidores dos diferentes países da União Europeia, para terem um papel preponderante na Formação dos Empresários e Comerciantes das PME, enquanto público que precisa de melhorar os seus conhecimentos em Direitos dos Consumidores.

Estas entidades desenvolveram um excelente trabalho, em parceria com a DECO, o que nos permitiu mudar o paradigma da formação em Direitos dos Consumidores. Assim, o formador Dr. Luís Silveira Rodrigues, Diretor da DECO e Diretor Executivo do BEUC, presenteou os formandos nacionais com duas sessões bastante práticas e dinâmicas, que procuravam uma participação ativa e constante dos seus principais intervenientes – os participantes. Como mencionado, estes corresponderam positivamente às atividades propostas, e os dois sábados foram preenchidos com exercícios que obrigaram os formandos a sair da sua zona de conforto e a superarem-se, de tal forma que “nem demos pelo tempo passar”, mencionaram.

Formando CLR

 

 

 

 

 

A Apreciação Final

A Formação de Formadores | PME e os Direitos dos Consumidores foi um sucesso, e a avaliação feita no final da ação pelos formandos demonstra por escrito aquilo que a nossa equipa técnica e formador sentiram durante as sessões: 90% dos participantes afirmaram que recomendariam esta Ação aos seus colegas.

No final, o formador relembrou os formandos da responsabilidade que teriam a partir daquele momento: serem Formadores dos Direitos dos Consumidores às PME, utilizando os conteúdos e as técnicas pedagógicas apreendidas, e motivando os empresários e comerciantes a optarem sempre por uma atitude consonante com o que a legislação obriga.

Esperamos que todos tenham saído desta formação inspirados para serem agentes multiplicadores de informação, e que possam pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Muito obrigado a todos!

Formandos CLR

A DECO já se encontra a preparar mais duas Formações de Formadores | PME e os Direitos dos Consumidores que irão ocorrer em Aveiro e no Porto em breve! Obtenha mais informações aqui.