Quais os desafios do consumidor atualmente? Quais as tendências de consumo? Tenho os mesmos direitos e garantias online e offline? Posso (e devo) reclamar? Estas e outras questões foram levadas a debate pelo Dr. Paulo Fonseca, Coordenador do Departamento Jurídico e Económico da DECO, no Dia Mundial dos Direitos dos Consumidores, no ISCAL.
Nesta conferência, integrada no Ciclo de Conferências de Solicitadoria, foram abordados temas atuais, com os quais a DECO tem contacto direto através das reclamações e pedidos de informação dos consumidores e que surgem como problemas não só do momento mas que merecem reflexão crítica para o futuro:
- Vendas agressivas: Com divulgação da atual campanha da DECO “Vendas à minha porta não”;
- As plataformas online como intermediárias: Caso dos Transportes;
- As garantias dos bens de consumo;
- O mundo digital: Geoblocking e Proteção de Dados;
- Consumo colaborativo: Meu, Teu, Nosso mas com regras.
Para além desta informação, existiu também o alerta por parte do Diretor do Curso de Solicitadoria, Dr. Carlos Nunes, para a necessidade da educação e formação nestas temáticas para que, desde crianças, se eduque para a cidadania e para a sustentabilidade das práticas de consumo.
A iniciativa contou com cerca de 60 estudantes Universitários das áreas de Solicitadoria e Contabilidade, com o Dr. Carlos Nunes Diretor do Curso de Solicitadoria do ISCAL e a Dra. Elionora Cardoso que contribuíram para o desenvolvimento desta Conferência. Estes profissionais do futuro mostraram-se bastante interessados em perceber se os consumidores estão mais informados, se as empresas estão mais cumpridoras dos seus deveres e como se desenvolve a prevenção e mediação destes conflitos de consumo.