As Juntas de Freguesia em Formação Financeira

9 Janeiro, 2018

A Ação Formação Financeira para Todos ocorreu nos passados dias 11 e 12 de dezembro em Lisboa com uma Edição dirigida aos Eleitos e Técnicos das Juntas de Freguesia de todo o país.

Formação Financeira para Todos

A proteção dos consumidores economicamente vulneráveis, com contas que se complicam mês após mês, tem sido uma prioridade para a DECO que, neste sentido, estabeleceu uma parceria de sucesso com a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), convidando os Eleitos e Técnicos das Juntas de Freguesia para participarem na Formação Financeira para Todos, nos passados dias 11 e 12 de dezembro em Lisboa.

Programa Formação Financeira para Todos

O principal objetivo desta formação foi capacitar as estruturas de proximidade com a comunidade, como sejam as Juntas e outros organismos como as IPSS, com melhores conhecimentos financeiros. Pretende-se que consigam desenvolver iniciativas e projetos que permitam promover a literacia financeira junto dos seus públicos, em especial os consumidores mais vulneráveis, sensibilizando-os para a importância de poupar hoje, para colher os frutos “amanhã”.

Este projeto, financiado pelo Fundo do Consumidor da Direção-Geral do Consumidor, contou com a presença de 30 formandos provenientes de norte a sul do país. Destacamos a presença das Juntas de Freguesia desde Mira de Aire, a São Domingos de Rana, passando pelo Ciborro, e ainda da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, Campanhã, Préstimo e Macieira de Alcôba, Santo António dos Cavaleiros e Frielas, Agualva e Mira Sintra, Vila, Bispo e Silveiras, S. Salvador – Ílhavo, Cuba e Vila Ruiva, para não esquecer nenhuma. Os participantes encontraram-se no IDEIA Hub, no Palácio Sotto Mayor, para durante 7h conhecerem os resultados do Inquérito à Literacia Financeira e as necessidade de formação financeira da população portuguesa através da intervenção do Banco de Portugal e trabalharam questões como a importância de bem gerir o orçamento familiar, a prioridade que se deve dar à poupança e ao investimento, como adotar decisões financeiras responsáveis no recurso ao crédito, e de que forma se pode ajudar a resolver situações de sobre-endividamento.

Principais Conclusões

De uma forma geral, a formação teve uma avaliação positiva, com mais de 65% dos formandos a afirmar que recomendariam esta Formação aos seus colegas. Para além deste aspeto, a pertinência, importância e aplicabilidade do tema, assim como a intervenção dos formadores, foram os aspetos mais valorizados pelos formandos. De ressalvar que a partilha dos Presidentes e Técnicos das Juntas de Freguesia, tal como das outras entidades participantes ao longo da formação, enriqueceram-na e demonstraram que este tema necessita de ser abordado e que os organismos precisam de estar preparados para ter uma voz ativa junto do seu público.

Formandos dia 12 de dezembro de 2018

Não é o salário que recebemos que nos torna ricos. São os nossos hábitos de consumo @macsfinance