Associações de Estudantes Universitários em Formação Financeira

5 Março, 2018

A Ação Formação Financeira para Todos ocorreu no passado dia 29 de janeiro de 2018 em Lisboa com a Edição dirigida às Associações de Estudantes Universitários.

Formação Financeira para Todos | Associações de Estudantes Universitários

Capa Jovens

Sabe-se que os estudantes universitários e jovens adultos são um segmento de população onde devemos reforçar os conhecimentos e as competências financeiras. Este reforço deve aumentar a capacidade de tomada de decisões nesta etapa de vida, para que o seu bem-estar e sustentabilidade financeira não fiquem comprometidos. Por isso, as Associações de Estudantes de Universidades e Institutos, Associações de Jovens Profissionais e outras associações de jovens foram convidados para participar nesta Edição da Ação Formação Financeira para Todos que decorreu no dia 29 de janeiro de 2018 nas instalações da DECO em Lisboa.
A formação, que contou com a parceria da FAL (Federação Académica de Lisboa) e do CNJ (Conselho Nacional de Juventude) para divulgação da Ação, juntou dirigentes e colaboradores das Associações apresentadas que, em representação das suas entidades, têm agora a função de dinamizar junto dos seus públicos a informação apresentada.

Principais Conclusões

O sucesso desta ação ficou deveu-se à vitalidade, energia e vontade de saber mais, demonstrada pelos jovens que participaram. Mais de 73% dos formandos afirmaram que recomendariam esta ação aos seus colegas.
Uma vez que a economia pessoal é o foco da Formação, fizemos uma reflexão ao longo do dia que nos permitiu perceber que os jovens portugueses não se encontram munidos com as informações financeiras suficientes para as tomadas de decisão com que se deparam nesta fase da vida: arrendamento da primeira casa, compra de carro, primeiro trabalho e salário, entre outros momentos. Esperamos que esta Formação tenha servido de alerta junto daqueles que demonstram querer ter uma voz ativa junto dos seus pares, para que esta população se torne cada vez mais informada.

Imagem 4 Jovens