Ciclo de formação para rede de parceiros DECO

28 Setembro, 2021

A DECO está a desenvolver um novo ciclo de Ações de Formação para a Rede de Parceiros, que terá início a 30 de setembro, com o tema “Direitos dos Consumidores na Habitação”.

 Este ciclo de ações pretende apoiar, esclarecer e atualizar os conhecimentos dos técnicos dos Municípios parceiros da DECO, considerando o relevante papel que os serviços locais de apoio ao consumidor desempenham junto da população.

Pretendemos trabalhar com os nossos parceiros, de forma a potenciar a sua ação junto dos consumidores, para que antecipem as suas necessidades e transmitam à DECO as preocupações e problemas de consumo que possam surgir.

Neste sentido, iremos promover 4 ações de formação, focadas em temáticas relevantes para os nossos parceiros e para as suas comunidades:

 

Ação de Formação Parceiros I

Direitos dos consumidores na habitação

Data: 30/09/2021

Horário: 09h30 às 12h30

Esta ação será dedicada aos direitos e deveres dos consumidores arrendatários, aos principais apoios e benefícios existentes na área da habitação, bem como ao esclarecimento de dúvidas no que diz respeito aos programas de habitação atualmente em vigor.

Increva-se aqui.

 

Ação de Formação Parceiros II

Finanças Pessoais em tempo de pandemia – Pós-moratórias

Data: 21/10/2021

Horário: 09h30 às 12h30

Com o objetivo de potenciar a capacidade de resposta dos profissionais da área social, a DECO vai dinamizar esta ação, abordando os novos desafios financeiros associados à pandemia. Para além de analisar estes novos desafios, pretendemos melhor compreender quais as diferentes realidades e necessidade que as famílias encontram neste seu novo quotidiano, bem como as dúvidas que possam surgir, preparando os técnicos para uma melhor resposta a estas questões.

Increva-se aqui.

 

Ação de Formação Parceiros III

Eu sou digital, e tu? Literacia digital

Data: 28/10/2021

Horário: 09h30 às 12h30

No âmbito do programa EU SOU DIGITAL, um programa para a promoção da literacia digital dos adultos

Este programa, que podem ir conhecendo desde já – Aqui, é um programa de que a DECO se tornou parceira e no qual contamos com a adesão de todos os colaboradores, enquanto mentores. Para além da divulgação do projeto junto de todos aqueles que contactam com a DECO, serão desenvolvidas ações de capacitação junto da rede social, IPSS e Associações de áreas diversas no âmbito da economia social. Pretendemos criar oito Centros EUSOUDIGITAL, na sede e nas sete estruturas regionais.

Inscreva-se aqui.

 

Ação de Formação Parceiros IV

Dificuldades em pagar as contas? Os custos da (des)informação financeira.

Data: 25/11/2021

Horário: 09h30 às 12h30

Esta será uma ação destinada aos nossos parceiros e em especial aos técnicos de ação social, que estão mais próximas das populações economicamente vulneráveis, num momento tão delicado como é este, atendendo aos impactos económicos que a pandemia tem tido sobre as famílias, e em especial o impacto do fim das moratórias. É importante  partilhar algumas noções sobre o que podem as  famílias fazer quando começam  a ter dificuldade em pagar pontualmente as faturas ou outros encargos e os pagamentos se acumulam, é importante recordar que ainda é possível evitar a rutura financeira da família.

Inscreva-se aqui!

Marque já na sua agenda! Para saber mais sobre este ciclo de atividades, contacte-nos através de decoforma@deco.pt.