O Consumidor do Séc. XXI: Informar para atuar

28 Fevereiro, 2018

A Câmara Municipal de Portalegre e a DECO atuam há 15 anos em defesa dos direitos dos consumidores.

Com o propósito de reforçar o trabalho de parceria que a Câmara Municipal de Portalegre mantém com a DECO há uma década e meia, estas duas entidades, a Rede Europeia Anti-Pobreza – núcleo de Portalegre, e a TEGUA – entidade promotora do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G, associam-se na organização da iniciativa O Consumidor do Séc. XXI, Informar para atuar. A iniciativa terá lugar no dia 2 de março e enquadra as comemorações do Mês do Consumidor, reforçando a importância da informação como via para a proteção do consumidor.

Workshops em Portalegre

Pelas 10h00, no Auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino, o workshop O consumidor na atualidade, que respostas dar? junta representantes de Associações de desenvolvimento local, como IPSS’s, Autarquias, Juntas de Freguesia e demais entidades do concelho de Portalegre e de outros concelhos limítrofes.

Com o propósito de refletir sobre o trabalho que a DECO desenvolve na defesa do consumidor, nomeadamente, a intervenção do Gabinete de Apoio ao Consumidor em Portalegre, esta iniciativa proporciona a comunicação entre instituições e o estreitar de parcerias entre entidades que partilham o mesmo território e que trabalham com um objetivo comum: a promoção da qualidade de vida do consumidor.

Com este encontro pretende-se, ainda, capacitar os participantes para um encaminhamento mais eficaz das situações que possam ser alvo do apoio da DECO, facilitando o recurso da comunidade ao atendimento presencial que decorre na 1.ª sexta-feira de cada mês na Biblioteca Municipal de Portalegre.

E porque um dos setores determinantes da proteção do consumidor é o setor financeiro, no período da tarde, pelas 14h30, no mesmo auditório, decorrerá o workshop informativo O essencial da economia pessoal. Esta iniciativa é aberta à participação da comunidade e visa proporcionar uma reflexão em torno das estratégias mais adequadas à gestão do orçamento, partindo da adoção de gestos simples face aos atos quotidianos de consumo e ao controlo das despesas.

Estas iniciativas são de entrada livre e sujeitas a inscrição: defesa.consumidor@cm-portalegre.pt e portalegre@eapn.pt.

 

O consumidor do Séc. XXI: Workshops em Portalegre