Arraiolos a caminhar para uma maior sustentabilidade

3 Janeiro, 2019

Assistentes Técnicos e Operacionais do Agrupamento de Escolas de Arraiolos foram os primeiros agentes a aceitar o compromisso da mudança para uma escola mais sustentável

A iniciativa surgiu por sugestão duma professora do Agrupamento, que tem estado envolvida em projetos na área da sustentabilidade e que encara com importância a gestão eficiente dos recursos. Para Ana Luísa Barreiras, pensar na gestão eficiente de recursos e apoiar o debate sobre este tema, poderá ser uma forma de minimizar a fatura financeira e ambiental da escola onde lecciona.

Assim, no passado dia 17 de dezembro, a DECO Alentejo e a GESAMB, empresa responsável pela gestão e tratamento de resíduos no distrito de Évora, dinamizaram o workshop “Gestos simples para um consumo sustentável”, para o agrupamento de Escolas de Arraiolos.

A ação foi direcionada para funcionários não docentes, que exercem funções administrativas, de higiene e limpeza nas escolas deste agrupamento e teve lugar na Escola Básica e Secundária Cunha Rivara.

Neste sentido, a GESAMB proporcionou a reflexão em torno da reciclagem e da separação adequada de resíduos. A técnica desta empresa focou a sua abordagem nas estratégias mais adequadas para potenciar a diminuição de resíduos e a reciclagem dos materiais utilizados em contexto escolar, aconselhando, por exemplo à substituição de copos plásticos descartáveis, por copos de vidro; à reutilização do papel impresso para rascunho; e não menos importante, à realização adequada da reciclagem dos materiais.

A DECO, por sua vez, teve oportunidade de reforçar a importância da adoção de gestos sustentáveis com vista à gestão eficiente dos recursos; Como poupar água e energia, em contexto escolar, foram os temas abordados e os funcionários conseguiram identificar os comportamentos menos sustentáveis que deveriam alterar.

“É frequente ficarem luzes acesas em salas que não estão a ser utilizadas, mesmo no período do dia em que a iluminação natural é suficiente, bem como torneiras que perdem agua” – Testemunharam os participantes desta ação

Todos os participantes reconheceram a importância de alterarem os seus comportamentos em prol da sustentabilidade e comprometeram-se a adotar uma atitude mais vigilante, fazendo um uso mais adequado da iluminação das salas; eliminando os consumos stand-by, sobretudo nos computadores que não estão a ser utilizados, mas que em muitos dos casos, estão ligados e, ainda, o reforço da vigilância das torneiras que, muitas vezes, ficam a pingar durante dias.

Para além do compromisso dos participantes, ficou o nosso, de voltarmos para dinamizar esta iniciativa para outros agentes educativos como docentes e alunos. Porque na comunidade educativa todos devem ser consciencializados para estas questões e só assim, se conseguirá fazer a diferença.