
DECO Alentejo mais próxima dos consumidores, visita regiões isoladas para alertar para os perigos das burlas e vendas agressivas
Em 2018, a DECO verificou um aumento do número de consumidores lesados por casos de burlas, vendas agressivas e publicidade enganosa, apenas no distrito de Évora registaram-se 130 situações de burla, tendo sido prestado apoio a 250 consumidores sobre estas temáticas.
Existem quase 10 mil idosos a viveram sozinhos ou isolados na região Alentejo tornando-os, desta forma, uma população muito vulnerável às situações denunciadas. (dados da Operação Censos Sénior 2018, pela GNR)
De forma a combater as fragilidades destes consumidores a DECO Alentejo lançou a iniciativa SOS Consumidor, que integra o programa de proximidade da GNR e que dinamiza roadshows pelas zonas rurais da Região Alentejo, locais mais isolados, como pequenas aldeias e montes alentejanos.
Nestes, os idosos recebem um Kit SOS consumidor, onde encontram informações e conselhos úteis para se protegerem de burlas e vendas agressivas.
Dia 11 foi o primeiro dia desta iniciativa que contou com a DECO Alentejo e com a GNR de Alandroal, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa para visitar 20 montes na aldeia do Rosário do concelho do Alandroal.
testemunhamos que a maioria dos consumidores destas zonas, vivem sozinhos e reportaram situações de abordagens porta-a-porta onde foram persuadidos para a assinatura de contratos que não correspondem às suas necessidades e que muitas vezes nem compreendem.