DECO apresenta estudo sobre a oferta alimentar no ensino superior

1 Agosto, 2019

Estudo “A oferta alimentar das máquinas de venda automática nas instituições do ensino superior” apresentado no Porto

Em colaboração com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação do Porto, a DECO desenvolveu um estudo pioneiro, de âmbito nacional, a fim de avaliar as ofertas alimentares disponíveis para os alunos do ensino superior nas máquinas de venda automática.

Neste estudo foram analisadas 135 máquinas de venda automática em 100 instituições de ensino superior de todo o país, num total de 5340 produtos alimentares. Pode concluir-se que os alimentos e bebidas disponíveis nas universidades e politécnicos não promovem um estilo de vida saudável ou uma alimentação equilibrada, pelo que é necessário incentivar a mudança.

Se a oferta alimentar for examinada à luz da regulamentação já existente para as instituições do serviço nacional de saúde, mais de metade (64%) dos alimentos e bebidas seriam mesmo considerados proibidos.

No passado dia 15 de julho, na Reitoria da Universidade do Porto, a DECO apresentou os resultados do estudo “A Oferta Alimentar das Máquinas de Venda Automática nas instituições do Ensino Superior em Portugal”. Saiba mais sobre os resultados do estudo aqui.

A comunicação decorreu no contexto da Apresentação do Relatório anual do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção-Geral da Saúde (DGS), evento que este ano se dedicou especialmente à temática da alimentação nas universidades, tendo sido inclusivamente apresentado o Plano de Ação da Universidade do Porto para a promoção de uma alimentação saudável.

O evento contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, da Diretora Geral da Saúde, Graça Freitas, da Diretora do PNPAS, Maria João Gregório. A DECO esteve representada pelo Presidente da Direção da DECO Norte, Miguel Dias Gomes.