DECO forma os profissionais que prestam apoio de proximidade aos consumidores

21 Junho, 2016

Balanço  positivo da primeira sessão da ação de formação sobre os direitos dos consumidores.

No passado dia 17, realizámos a primeira sessão da ação de formação destinada a técnicos dos municípios e juntas de freguesia que têm protocolo com a DECO. Contámos com a presença de técnicos provenientes da área metropolitana de Lisboa, ribatejo, alentejo e algarve e, em especial, dos técnicos do mais recente protocolo celebrado no algarve, com a Junta de Freguesia de Portimão. A representação do alentejo foi assegurada pela Comissão Intermunicipal Alentejo Litoral (CIMAL) que representa 6 municípios: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines.

Contámos com um grupo de participantes muito entusiasmado e participativo que identificou, como pontos fontes desta sessão, a atualidade e pertinência das temáticas bem como as competências técnicas e clareza na abordagem das temáticas, por partes dos formadores, juristas da associação.

A discussão e o debate foi especialmente entusiasta quando tratámos dos desafios que se colocam aos consumidores em termos de confiança, de transparência e de responsabilidade nos novos modelos de negócio de consumo colaborativo. Foram ainda exploradas as vendas online, a situação particular do geobloking e as principais questões de segurança na internet para o consumidor. Duas outras matérias relevantes foram exploradas e que se prendem com os serviços de telecomunicações e de energia. Os técnicos consideraram a ação uma mais-valia para a melhoria das suas competências e que se traduzirá num melhor apoio aos consumidores, seus munícipes e fregueses.

A ação continua no próximo dia 27 de junho focando as principais preocupações em matéria de tarifas e regulamentos nos serviços de abastecimento de água, atuais ameaças e desafios que se colocam ao consumidor nos serviços financeiros e as experiências de resolução de litígios de consumo, dentro e fora de Portugal.