DECO forma técnicos autárquicos a norte

5 Julho, 2016

No passado dia 1 de Julho realizou-se a primeira sessão da ação de formação em Direitos dos Consumidores nas instalações da Delegação Regional do Norte da DECO com a presença de técnicos autárquicos que desempenham funções de apoio ao consumidor de proximidade na região norte e centro, em autarquias que dispõem de protocolo de colaboração com a Associação.

No primeiro dia de formação, os participantes conheceram os projetos de educação e formação desenvolvidos pela DECO numa perspetiva de capacitação do consumidor mas também como janelas de oportunidades para a dinamização de iniciativas locais. As novas tendências e desafios da sociedade de consumo cada vez mais digital, como seja a economia da partilha e o comércio eletrónico, despertaram um enorme interesse por parte dos participantes e que contou com a intervenção esclarecedora das nossas juristas Mariana Almeida e Tânia Oliveira.

Também o mercado da energia, as práticas comerciais desleais das empresas e a resolução alternativa de litígios de consumo foram temas explorados, tendo em vista garantir, a nível local, as melhores formas e estratégias de salvaguarda dos direitos dos consumidores.

A ação foi bastante participada tendo sido possível, para além da consolidação de conhecimentos na área do Direito do Consumo, uma interessante partilha de experiências entre os participantes.

No  próximo dia 7 de Julho, terá lugar a segunda  sessão que irá desenvolver temas de particular  importância para a vida de todos os consumidores: as principais problemáticas e alterações à lei das telecomunicações eletrónicas, os serviços de abastecimento de água: principais preocupações em matéria de tarifas e regulamentos, bem como as ameaças e desafios para os consumidores de serviços financeiros.

Mais informações contacte-nos através decoforma.norte@deco.pt