DECO na Semana Mundial do Investidor 2022

26 Setembro, 2022

A DECO INTEGRA A SEMANA MUNDIAL DO INVESTIDOR (WORLD INVESTOR WEEK) A DECORRER ENTRE 3 E 7 de OUTUBRO 2022.

A Semana Mundial do Investidor foi criada pela Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) para promover a educação financeira e a proteção do investidor. Neste ano, a SMI focar-se-á em temas relacionados com princípios básicos de investimento, poupança e inovação financeira, confiança dos investidores, ética, entre outros, e que visam chegar a um público-alvo diversificado.

A 6ª edição tem como lema “Investir num futuro sustentável” e reunirá quase duas dezenas de iniciativas e um conjunto de ações complementares, lideradas pela CMVM e pelos seus parceiros, fomentando assim debates e conhecimento sobre investimentos.

A DECO promove, no dia 3 de outubro a partir das 11h00, um webinar sobre “As finanças sustentáveis e a sua relevância para o consumidor”, destinado ao público em geral e para o qual convidamos os consumidores a participar.

Com a moderação de Alda Martins, Jornalista/ Repórter Sénior na TVI/ CNN Portugal | Economia vamos estar à conversa com um painel de especialistas sobre a capacitação do investidor não profissional nos mercados de capitais no âmbito das finanças sustentáveis:

Luciane Moessa de Sousa, investigadora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa nos temas relacionados com as finanças sustentáveis;

Vinay Pranjivan, Economista Sénior na DECO Associação;

Rodrigo Tavares, Professor Adjunto em Finanças Sustentáveis na NOVA SBE e fundador e Presidente da Granito Group (Brasil);

Várias questões serão colocadas em cima da mesa desde saber como podem os investidores de retalho contribuir para os objetivos de sustentabilidade, quais os deveres de quem presta aconselhamento, qual o estado de arte do desenvolvimento da taxonomia e quais os potenciais riscos de greenwashing.

Para participar neste webinar, é necessário o registo prévio aqui

A informação completa sobre as várias iniciativas a decorrerem nesta Semana Mundial do Investidor, de participação gratuita, podem ser consultadas no site da SMI dedicada ao evento.