“Direito do Consumo” na Universidade. DECO termina mais uma edição de sucesso.

2 Julho, 2020

Todos os anos a DECO e a Faculdade de Direito, Escola do Porto da Universidade Católica Portuguesa promovem o Seminário Direito do Consumo, uma unidade curricular que pretende dar aos alunos um conhecimento mais aprofundado no domínio dos Direitos dos Consumidores.

Esta unidade curricular é opcional no último ano da Licenciatura de Direito da Universidade Católica do Porto e foi desenhada tendo em especial atenção a larga experiência do Departamento Jurídico e Económico da DECO em várias matérias de Direito do Consumo: desde os serviços públicos essenciais, ao turismo, serviços financeiros, comércio eletrónico, passando também pelas práticas comerciais desleais.

A DECO permite aos alunos inscritos fazer parte de um programa único e diferenciador, de eminente aplicação prática, que pretende enriquecedor o seu currículo e aprofundar a formação de base destes estudantes.

Este ano, devido à conjuntura que vivemos com o vírus covid-19 e na sequência das aulas presenciais, a DECO adaptou-se e deu continuidade à lecionação deste seminário à distância de um clique.

Fechado este ano letivo, recolhemos alguns contributos que importam partilhar sobre esta experiência para os alunos. Mariline Pais, aluna da Licenciatura, não conteve o seu entusiasmo a falar da DECO e desta experiência:

“Como aluna da Faculdade de Direito da UCP no campus do Porto, tive a oportunidade e o privilégio de frequentar o Seminário de Direito do Consumo. É sem dúvida um ramo do direito que mais mudanças sofre com a evolução dos tempos, mas é também o ramo do direito com que o ser humano lida mais frequentemente. Todos nós, no nosso quotidiano lidamos com questões de consumo e é cada vez mais preciso que todos nós saibamos defender das situações abusivas que surgem nas relações de consumo sejam elas relacionadas com bens públicos essenciais, com comércio eletrónico ou até com agências de viagens.

Mesmo atravessando esta pandemia do Covid-19 e estando suspensas as aulas presenciais, a DECO proporcionou uma continuidade do ensino e avaliação à distância adaptando o seu ensino e conjugando a aplicação da matéria teórica com a resolução de problemas concretos.

É imperativo que todos os alunos, sobretudo da área do Direito, tenham acesso a esta formação que não só faz com que tenham estudos mais completos, mas que sobretudo permite que sejam juristas mais enriquecidos naquilo que é a sociedade moderna e atual.”

Gostaríamos de agradecer a esta e aos restantes alunos, que tal como a DECO, se adaptaram à nova realidade e reconhecem a importância desta área no currículo e na futuro profissional.

 

Poderá igualmente ver esta experiência adaptada à Universidade da sua região. Contacte-nos para mais informações.