A DECO pretende desenvolver uma ação de formação para os técnicos da CPCJ e de Ação Social, uma vez que estes acompanham em situações de vulnerabilidade financeira, podendo assim auxiliar estes consumidores com mais informação consistente e encaminhando estes casos para os serviços corretos.
No atual contexto de crise económica, provocado pela pandemia e intensificado pela Guerra na Europa, que tem contribuído para o aumento do custo de vida , as famílias começam agora sentir maior dificuldade para fazer face às suas despesas. Surge, assim, a necessidade de aconselhar, informar e capacitar os consumidores para uma melhor organização financeira, incentivando a elaboração do orçamento familiar, procedendo à análise e planeamento de despesas; à escolha de serviços e produtos financeiros adequados, até à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhes sejam mais vantajosas.
Destinatários e Pré-Requisitos:
Técnicos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e colaboradores das áreas de Ação Social a trabalhar com famílias vulneráveis.
Data:
22 de setembro 2022
Duração:
10h 00 às 13h 00
Objetivo Geral:
Com esta ação de formação, a DECO pretende capacitar os técnicos que lidam diariamente com famílias em situação de vulnerabilidade financeira com o principal objetivo de informar, sensibilizar e orientar os comportamentos de consumo para escolhas mais acertadas e tomadas de decisão financeiras corretas, com vista a evitar a rutura financeira e consequentemente a sua exclusão financeira.
Objetivos Específicos:
• Refletir sobre os mecanismos de proteção financeira das famílias no contexto da pandemia;
• Explorar estratégias que evitem a rutura financeira das famílias;
• Alertar para os cuidados a ter no recurso a créditos, ponderando a assunção do custo do mesmo no orçamento familiar a curto e médio prazo;
• Promover comportamentos de poupança dos consumidores, num quadro de crescentes responsabilidades individuais;
• Conhecer as consequências do incumprimento do crédito bancário;
• Conhecer o processo de insolvência e o recurso ao tribunal para recuperação de dividas.
MÓDULOS | CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MÓDULO I: LIDAR COM AS DIFICULDADES FINANCEIRAS
• A importância de elaborar um orçamento familiar
• Como avaliar o orçamento e reajustar os consumos
• A importância da poupança para as famílias
MÓDULO II: QUANDO AS CONTAS FICAM FIFICEÍS DE PAGAR
• Renegociar créditos, rendas, faturas
• Central de responsabilidades de crédito
• Seguros de proteção ao crédito
• Pari
• Rendas e faturas em atraso
MÓDULO III: REAÇÃO AO INCUMPRIMENTO
• Consequências do incumprimento de crédito
• Regularização do incumprimento
• Persi
Módulo IV: INSOLVÊNCIA- O ÚLTIMO RECURSO
• Processos em tribunal
• Peap
• Insolvência singular
Estratégia Metodológica:
Predomínio da metodologia ativa, demonstrativa e interrogativa.
Forma de Organização:
Formação online (live training), através da plataforma zoom
Certificação
Emissão de certificado de participação
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