
CLR em Évora desafiou as PMEs a pensarem os direitos dos consumidores adaptando novas experiências às suas realidades. Participantes garantem ter sido uma mais valia à sua atividade e recomendam!
Évora foi a cidade escolhida para a 5º Edição do projeto Consumer Law Ready, em Portugal.
Esta ação de formação foi dirigida a PMEs com o objetivo de melhorar a compreensão e conhecimento dos empresários e comerciantes sobre os direitos dos consumidores a nível nacional e europeu.
A formação decorreu sexta e sábado, dias 09 e 10 de novembro nas instalações do NERE, Núcleo Empresarial da Região de Évora, que se juntou à DECO tendo acolhido nas suas instalações esta iniciativa.
Nos dois dias de formação, com recurso a diferentes metodologias como o role-play ou o brainstorming, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em matéria de Direitos dos Consumidores: Os Requisitos de Informação Pré-contratual; O Direito de Resolução; As Práticas Comerciais Desleais e Cláusulas Contratuais Abusivas; Os Direitos e Garantias do Consumidor; A Resolução Alternativa de Litígios (RAL) & A Resolução de Litígios em Linha (RLL).
Dúvidas e questões não faltaram ao grupo de empresários e comerciantes do Alentejo, o que tornou esta ação, também, um momento de partilha entre estes agentes economicos que são colocados no centro da sua própria aprendizagem.
A entrega, por parte destes participantes, aos desafios e dinâmicas da formação resultou numa maior satisfação global dos mesmos, sendo de destacar o desempenho das formadoras, que não deixaram nenhum participante indiferente e procuraram a cada dúvida ou exposição tornar esta formação adaptada a cada contexto particular.
As formadoras do programa, Inês Alvarenga e Telma Gonçalves acrescentam o seu testemunho referindo que “As 10 PMEs presentes terminaram a ação levando com elas conhecimentos que em última análise as capacita para um mercado mais amigo do consumidor o que torna a nossa atuação enquanto formadoras do CRL um orgulho, uma sensação de dever cumprido!”