Formação para Conselheiros de Energia

28 Janeiro, 2021

O frio que se fez sentir este inverno e a pandemia só vieram reforçar a necessidade de colocar o tema da pobreza energética na agenda dos consumidores, e de todos os que trabalham para os apoiar. Agora que passamos cada vez mais tempo em casa, tornou-se evidente que temos que dar soluçãoes aos consumidores em situação de pobreza energética para gerir o seu consumo de energia e a melhorar o seu conforto.

A DECO, no âmbito do STEP – Projeto Soluções para Combater a Pobreza Energética, está a desenvolver a ação de formação para conselheiros de energia, que pretende desenvolver um modelo acessível, inovador e replicável de medidas para combater a pobreza energética em Potugal.

A Formação que desenvolvemos tem como objetivo capacitar aqueles que trabalham junto dos consumidores, com conhecimentos sólidos sobre esta área, a fim de encontrar as melhores respostas para melhorar a qualidade de vida do ponto de vista da eficiência energética dos Portugueses.

A ação de formação será realizada à distância, através da plataforma moodle, e contará com 4 módulos que irão certamente permitir aos participantes prestar informação e aconselhar os consumidores a combater a pobreza energética, de uma forma mais sustentada.

Em parceria com a RNAE, iremos avançar com um ciclo de formações que, para além da formação autónoma, incluirá sessões online, para esclarecimento e aprofundamento de algumas das temáticas que tenham mais relevância aos participantes.

 

O que pode esperar desta formação?

Pretende-se que no final desta Formação, os participantes fiquem aptos a:

  • Reconhecer a situação de pobreza energética das famílias em Portugal;
  • Conhecer os principais recursos disponíveis para apoiar consumidores em situação de pobreza energética;
  • Dominar os conhecimentos básicos sobre o setor da energia em Portugal;
  • Desenvolver competências ao nível da eficiência energética no sector residencial;
  • Conhecer os direitos do consumidor no âmbito do mercado de energia;
  • Compreender a fatura de energia para que se possam adotar estratégias com o objetivo de poupar na fatura de energia;
  • Prestar informação e aconselhamento aos consumidores sobre energia.

 

Quando será?

  • 05 de Fevereiro – 14:30h às 16:00h
  • 19 de Fevereito – 14:30h às 16:00h

Inscreva-se aqui!

 

A quem se destina?

A Ação de Formação para Conselheiros de Energia é dirigida a Técnicos da Agências de Energia e Ambiente, Técnicos de Autarquias e Técnicos de Ação social.

Se não pertence a este público-alvo mas considera que pode beneficiar da formação, solicitamos que demonstre o seu interesse através do email: decoforma@deco.pt