LIGA-TE À DECO | Em Coimbra com a academia!

19 Novembro, 2020

“Porque motivo reclama a geração z?” A resposta dada não nos deixou dúvidas sobre a necessidade de nos aproximarmos desta geração e os tornar COOL CONSUMERS.

Recentemente, a DECO apoiou a realização de um estudo junto da população académica portuguesa: “Por que motivo a Geração Z não reclama?” que tem como objetivo levar à compreensão das atitudes e motivações dos jovens aquando de uma insatisfação com um produto ou serviço.

Neste estudo concluiu-se que 77,2% dos jovens inquiridos não sabe o que é o litígio de consumo e que cumulativamente 41,4% da amostragem nunca, quase nunca ou poucas vezes reclamam quando insatisfeitos com um produto ou serviço.

Relativamente aos meios que usam regularmente, ou que já usaram para reclamar, a escolha recaí para uma reclamação presencial de forma oral.

Os resultados evidenciados justificam a necessidade de intervenção junto dos jovens adultos e dos contextos onde se movimenta esta nova geração de consumidores, no sentido de os mobilizar e contrariar a inércia face a eventuais problemas de consumo.

Nesse sentido, a DECO, em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e os vários núcleos de estudantes, irá desenvolver a ação de capacitação Liga-te à DECO – COOL CONSUMER  com o objetivo de capacitar os jovens estudantes sobre os seus direitos enquanto consumidores, com especial enfoque para a resolução de problemas do seu quotidiano, resultantes de atos de consumo.

No próximo dia 09 de Dezembro, através da plataforma ZOOM, das 15 às 17 horas, apoiaremos os estudantes universitários a serem mais cool, enquanto consumidores. Durante a sessão serão abordados tópicos relacionados com as telecomunicações, compras online, garantias de bens, bem como, a clarificação de litígios de consumo e o papel da DECO enquanto associação de defesa do consumidor.

A inscrição na sessão deverá ser feita para decoforma.centro@deco.pt

 

O estudo referido a cima foi realizado por Ana Sofia Santos, no âmbito da cadeira Estágio Supervisionado do Mestrado em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, com o apoio da DECO.