
A Justiça Ambiental será o tema da 2ª edição das Media Talks, Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade, coorganizadas pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, pela Plataforma Portuguesa das ONGD, e pela Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.
Um meio ambiente saudável é um direito universal! Apesar das Alterações Climáticas serem uma realidade que se faz sentir, com cada vez mais intensidade, um pouco por todo o mundo e de estarmos todos e todas a sofrer as suas consequências, os seus impactos ambientais, económicos e sociais não são democráticos.
Os problemas causados pelas alterações climáticas são muito mais graves nas regiões do mundo que menos responsabilidade tiveram em tornar este o maior desafio que enfrentamos.
O que significam concretamente as Alterações Climáticas? Que efeitos se fazem sentir já e quais os seus maiores impactos a médio e longo prazos? De que forma a (in)Justiça Ambiental tem impacto em nós, consumidores, e o que podemos fazer para enfrentar este problema? O que tem a Ética a ver com o Ambiente? De que forma é que estes assuntos complexos podem ser comunicados ao público em geral? Qual é o nosso papel, enquanto comunicadores, para a consciencialização deste problema?
Ao abordarmos estas questões pretendemos também contribuir para que todos os Comunicadores possam ter acesso a informação fidedigna e detalhada sobre temas relevantes para o bem comum, promovendo simultaneamente uma utilização responsável dos meios e dispositivos que temos, hoje, à nossa disposição, para comunicar.
Este encontro destina-se por isso sobretudo a estudantes e profissionais de todas as áreas da Comunicação, mas está aberto à participação de qualquer pessoa interessada nestes assuntos. A entrada é livre, com inscrição obrigatória aqui: https://forms.gle/1uqKWRa7mKJmY82m7
Programa
14h15-15h30 | Mini Talk: ABC das Alterações Climáticas
- José Luís Monteiro | Oikos, Cooperação e Desenvolvimento
“Se nos anos oitenta todos sabíamos onde estava o problema, hoje alguns de nós insistem em nem sequer acreditar que existe um problema. Mas pior, muito pior é que nos anos oitenta poder-se-ia adiar a resolução do problema indefinidamente pois ele não iria piorar, mas as alterações climáticas têm uma natureza completamente diferente. Não fazer nada é garantir que o problema se agrave. Não fazer nada é condenar definitivamente o planeta”. José Luís Monteiro, Jornal Publico, novembro 2016
Pausa Justa: 15h30 – 16h
16h – 17h30 | Mini Talk: Justiça Ambiental e os Consumidores
- Paulo Fonseca | DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
As alterações climáticas trazem consigo novas desigualdades e injustiças, por exemplo pela necessidade, cada vez maior, de um acesso eficaz à energia. Há muito trabalho para as associações de consumidores no que diz respeito à pobreza energética. É importante dar informação aos consumidores, mas sobretudo adequar o discurso a públicos que não têm informação e formação. Há muita caridade para quem passa fome, mas não tanta para quem passa frio ou calor. Conferência “Um Ambiente de Justiça para os Consumidores”, Alfândega do Porto, outubro de 2018
18h-19h | Conferência: Pensar ambiente é pensar em ética
- Doutora Sofia Guedes Vaz
“A ética ajuda-nos a gerir a relação que temos connosco, com o mundo e com os outros. Mas a ética é também uma questão de construção de uma realidade em que gostaríamos de viver, delineando o seu desenvolvimento de determinada maneira” Sofia Guedes Vaz, Visão, janeiro 2011
Data, horário e local
16 de maio de 2019 | 14h e as 19h
Escola Superior de Comunicação Social
Campus de Benfica do IPL
1549-014 Lisboa
Registo
Participação Gratuita com registo prévio obrigatório.
Registe-se aqui!
Programa MEDIA TALKS – 2ª edição | Comunicar (com) Liberdade & Responsabilidade