Comerciantes em Évora já se sentaram à mesa

9 Junho, 2017

Já decorreu o primeiro de cinco workshops integrados no ciclo “Conversas à Mesa: no comércio local, o consumidor é especial!”

Nestas primeiras conversas à mesa, reuniram-se 17 representantes do comércio local, de diferentes áreas: papelaria, calçado, perfumaria, vestuário e produtos naturais.

Com objetivo de otimizar o tempo dos empresários do comércio local, a sessão decorreu durante a hora de almoço e, desta forma tiveram acesso a informação relevante para o negócio enquanto almoçavam, nomeadamente as questões relativas à afixação de preços, saldos e promoções, focando assim as alterações do Decreto-Lei nº 10/2015 de 16 janeiro.

Os participantes mostraram-se muito interessados e relataram situações do seu quotidiano.

  • Em que períodos posso praticar saldos?
  • Quais as regras a cumprir na afixação de preços? De que forma o cliente percebe a vantagem do preço no período de saldos?
  • Quais os métodos de pagamento que eu devo disponibilizar?
  • Como funcionam as devoluções nestes períodos?
  • Que informação deve estar disponível nas montras?

Estas e outras questões foram respondidas nesta iniciativa promovida pela DECO Alentejo, resultado de uma parceria com a Associação Comercial do Distrito de Évora e o Banco de Portugal que alia a experiência dos comerciantes a um maior conhecimento sobre direitos dos consumidores. O resultado? Maior satisfação dos seus clientes.

Comércio local em agenda:

A próxima sessão é já no dia 12 de Junho onde se irá abordar o tema das Garantias. O direito à qualidade dos produtos irá certamente levantar uma discussão muito pertinente na segunda sessão.

Para mais informações, consulte a agenda do ciclo de workshops.