Poupar água hoje para ter amanhã

19 Maio, 2017

Sabia que cada português consome em média 204 litros de água potável por dia? Para celebrar o Dia Mundial da Terra, entre os dias 19 e 24 de Abril, foram realizados 13 Workshops para mais de 260 consumidores.

Ainda que renovável, a água é um bem limitado e escasso. Por esta razão importa que todos façam uma gestão eficiente deste recurso e que quem gere, direta ou indiretamente, a água em Portugal potencie soluções para a redução do desperdício na rede pública – evitando perdas e fugas – e sensibilize para a utilização sustentável deste recurso nas nossas casas.

Relativamente à interpretação da fatura da água, seguem cinco conselhos que partilhámos nas sessões:

  • Identificar as entidades prestadoras dos serviços;
  • Diferenciar os valores com e sem IVA;
  • Analisar as oscilações de consumo nos últimos 13 meses;
  • Perceber quanto custa a tarifa no seu município;
  • Ter em atenção as tarifas especiais: tarifa familiar da água e tarifa social da água, sendo que os tarifário especiais não existem em todas as entidades gestoras.

Para reflectir o tema do consumo de água em Portugal devemos ter presente o conceito de pegada hídrica, que é, a quantidade total de água doce usada para produzir e consumir um determinado produto. Quem participou nestas sessões ficou muito curioso e até impressionado com a quantidade de água necessária para produzir determinados bens. Só para produzir uma chávena de café gastam-se 132 L de água e para 1 Kg de arroz cerca de 2497 L. O alerta foi lançado nos Workshops dinamizados pela DECO junto das entidades parcerias.