Direitos dos Consumidores : Enquadramento do Curso
A crescente diversidade na oferta de produtos e serviços traz maiores possibilidades de escolha aos consumidores que ganham um acesso aos bens de consumo cada vez mais facilitado por múltiplos canais. Porém, os consumidores são também obrigados a tomar inúmeras decisões de consumo, sendo que os produtos e serviços se tornaram mais complexos e sofisticados. Assim, torna-se cada vez mais difícil a comparação, a seleção e a tomada de decisão com vista à escolha mais acertada e, em muitos casos, não conseguem avaliar todos os riscos inerentes às suas escolhas quer a nível económico, social e ambiental ficando os direitos dos consumidores, muitas vez, em causa.
Neste sentido, profissionais que atuem como facilitadores destas relações de consumo, ajudam a formar consumidores mais conscientes e mais ativos o que melhora a cidadania, a qualidade das próprias organizações, o crescimento de uma economia mais competitiva e de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
Capacitar para (in)formar é o mote para o Curso de Direitos dos Consumidores 2017.
O presente percurso formativo pretende capacitar os profissionais, no domínio dos direitos dos consumidores (hard skills) e no domínio do diálogo e negociação (soft skills) para que possam atuar como mediadores nos desafios quotidianos dos consumidores.
A quem se dirige
Esta Ação de Formação está desenhada para profissionais na área do apoio ao consumidor, nomeadamente:
- Técnicos e profissionais que prestem informação e apoio aos consumidores e que pretendam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos;
- Técnicos dos serviços municipais de apoio ao consumidor;
- Técnicos de outros serviços de apoio e informação aos consumidores, nomeadamente entidades reguladoras e centros de arbitragem.
Objetivos
- Melhorar e aprofundar as competências dos técnicos de consumo sobre temáticas específicas dos direitos dos consumidores.
- Reconhecer a importância económica de cidadãos mais informados e ativos para a melhoria das organizações;
- Identificar os setores onde os consumidores sentiram maiores dificuldades em 2016 e as razões inerentes às mesmas.
- Analisar as mais recentes medidas legislativas em diferentes setores da atividade económica, nomeadamente Comunicações Eletrónicas, Contratação e renegociação de crédito, Energia e Comércio eletrónico.
- Reconhecer a importância de uma comunicação eficaz como mecanismo facilitador na gestão do conflito de consumo.
- Explorar as técnicas de resolução dos principais litígios de forma a gerir estes conflitos no melhor interesse do consumidor.
- Definir as estratégias a adotar para melhor informar e aconselhar os consumidores.
Programa
» O poder da escolha: a força dos consumidores
» Lei das Telecomunicações: Prós e Contras
» No saber está o ganho: A contratação e (re)negociação de crédito
» Tarifas e faturas: um enigma para os consumidores
» Game Over: novas regras nos dados pessoais
» Alojamento Local: A minha casa é a nossa casa
» Gestão das Reclamações: O impacto da comunicação
» O poder da (in)formação
» O todo é maior que a soma das partes: aumentar a qualidade do serviço prestado aos consumidores
Para mais informações sobre o programa detalhado, pode contactar: decoforma@deco.pt.
Curso de Direitos dos Consumidores : Edição 2017
Informações Gerais
Área de Formação: 380 Direito
Duração Total: 16 horas (14h Formação em Sala & 2h Estudo Acompanhado)
Modalidade: Formação Contínua | Presencial | 09h30 – 18h
Consulte o regulamento dos Programas Abertos.
Preço
- Profissionais na área do apoio ao consumidor das entidades parceiras – Gratuito
- Profissionais de outras organizações – 70€ *
*Valor isento de IVA ao abrigo art. 9º, CIVA.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das condições de participação.
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