Direitos dos Consumidores: Edição 2019

8 Novembro, 2019

Direitos dos Consumidores: Edição 2019

CADA RECLAMAÇÃO, UMA OPORTUNIDADE.

Cada reclamação pode ser um oportunidade de melhoria, tanto para o consumidor que reclama, como para o técnico da entidade que o apoia na resolução do conflito.

A DECO recebe milhares de reclamações que alertam para os principais problemas que decorrem das relações de consumo, bem como quais os serviços ou produtos que apresentam mais incidências de reclamações.

Para além da janela de oportunidade que representam as reclamações, as novas legislações, ou as suas alterações, dão-nos, igualmente, pistas do que são as principais dificuldades que os consumidores enfrentam para fazer valer os seus direitos.

Neste sentido, todos os profissionais que atuam como facilitadores destas relações de consumo, contribuem para a formação de consumidores mais conscientes, e necessitam, por isso também, de atualizar os seus conhecimentos para conseguir responder aos desafios da sociedade de consumo.

A presente ação de formação pretende assim capacitar os profissionais, no domínio dos direitos dos consumidores para que possam garantir que a informação chega a todos, de forma atualizada, correta, percetível e adaptada às necessidades de cada um.

Objetivos

No final deste Curso em Direitos dos Consumidores pretendemos que os técnicos de consumo aumentem as suas competências de comunicação junto dos consumidores e, desta forma, consigam traduzir cada reclamação numa oportunidade de consciencializar os consumidores para os seus direitos.

Para isso, pretendemos especificamente que esta formação ajude os técnicos de consumo a alertar os consumidores para:

  • Os cuidados a ter a fim de evitar fraudes financeiras;
  • Os riscos associados às abordagens porta-a-porta, especialmente para os consumidores mais idosos;
  • A necessidade de melhor analisar as promoções para uma escolha mais informada e consciente;
  • Os seus novos direitos sobre o abastecimento de água, o saneamento e a gestão dos resíduos;
  • Os perigos associados à pirataria e contrafação, que se vêm maioritariamente refletidos nos jovens;
  • Os serviços de alojamento local e cuidados a ter na sua contratação.

Informações Gerais

Área de Formação: 380 Direito

Duração Total: 6 horas

Modalidade: Formação Contínua | Presencial | 10h – 17h

A quem se dirige

Esta Ação de Formação está desenhada para profissionais na área do apoio ao consumidor, nomeadamente:

  • Técnicos e profissionais que prestem informação e apoio aos consumidores e que pretendam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos;
  • Técnicos dos serviços municipais de apoio ao consumidor;
  • Técnicos de outros serviços de apoio e informação aos consumidores, nomeadamente entidades reguladoras e centros de arbitragem.

Programa

» Fraude Financeira | Evitar, Reconhecer e Combater situações de Fraude

» SOS consumidor | Cuidados a ter nas abordagens porta-a-porta

» Black friday | Demasiado bom para ser verdade

» Novos direitos sobre o abastecimento de água, o saneamento e a gestão dos resíduos

» Brain IDeas | Os perigos associados à pirataria e contrafação

» A Regulamentação do Alojamento Local


Edições

Edição Amarante: 21 de novembro de 2019 | Inscreva-se aqui.

Edição Évora: 28 de novembro de 201 | Inscreva-se aqui.

Preço

  • Profissionais na área do apoio ao consumidor das entidades parceiras – Gratuito
  • Profissionais de outras organizações – 70€ *

*Valor isento de IVA ao abrigo art. 9º, CIVA.

A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das condições de participação.

Caso o formando conclua o Curso com aproveitamento será emitido um certificado de formação profissional

Ação certificada pela DGERT Logo DGERT