
Direitos dos Consumidores: Edição 2018
“Consideramos que os consumidores estão cada vez mais informados, o que é positivo. E por outro lado, os consumidores também tentam numa primeira fase resolver esses conflitos de forma direta […]”, explica a esse propósito Ana Tapadinhas, diretora-geral da Deco
Esta afirmação advém da comunicação feita à imprensa no âmbito das estatísticas apresentadas pela DECO, nomeadamente no que concerne à diminuição do número de reclamações recebidas em 2017 pelo Gabinete de Apoio ao Consumidor da DECO.
Sabemos que os consumidores são cada vez mais detentores de informação privilegiada, através das inúmeras páginas de internet e plataformas de redes sociais, que lhes permitem responder facilmente aos conflitos de consumo que surgem nas suas vidas quotidianas, sem necessitarem de uma entidade mediadora que os ajude.
Mas atenção! Isto será mesmo verdade? Temos mesmo consumidores com maior conhecimento?
A DECO, na sua atividade constante na Defesa dos Consumidores sabe que este conhecimento proveniente dos diferentes meios que estão à disposição daqueles que nos procuram (e daqueles que não nos procuram) são insuficientes. Por isso, é urgente Despertar a atenção dos consumidores para as entidades (e técnicos especializados que nelas trabalham), que podem ter um papel decisivo na resolução de conflitos de consumo.
Neste sentido, profissionais que atuem como facilitadores destas relações de consumo, ajudam a formar consumidores mais conscientes e mais ativos o que melhora a cidadania, a qualidade das próprias organizações, o crescimento de uma economia mais competitiva e de uma sociedade mais inclusiva e sustentável.
A presente ação de formação pretende assim capacitar os profissionais, no domínio dos direitos dos consumidores (hard skills) e no domínio do diálogo e negociação (soft skills) para que possam garantir que a informação chega a todos os consumidores, de forma correta, clara, percetível e adaptada às necessidades de cada um.
Objetivos
No final deste Curso em Direitos dos Consumidores pretendemos que os técnicos de consumo aumentem as suas competências de comunicação junto dos consumidores e desta forma consigam despertar a atenção dos mesmos para a importância da sua atividade.
Para isso, pretendemos especificamente que esta formação ajude os técnicos de consumo a:
- Despertar a atenção dos consumidores… para as falsas facilidades na contração de crédito que podem levar ao endividamento das famílias
- Despertar a atenção dos consumidores… para os riscos da digitalização dos serviços e o aumento da exclusão digital
- Despertar a atenção dos consumidores… para a importância da leitura do rótulo aquando o processo de compra
- Despertar a atenção dos consumidores… para a correta leitura das faturas de energia, e as alterações de comportamento necessárias para diminuição desta despesa por parte do agregado familiar
- Despertar a atenção dos consumidores… para os serviços que têm ao seu dispor para os ajudar a mediar os conflitos de consumo
Informações Gerais
Área de Formação: 380 Direito
Duração Total: 6 horas
Modalidade: Formação Contínua | Presencial | 10h – 17h
Consulte o regulamento dos Programas Abertos.
A quem se dirige
Esta Ação de Formação está desenhada para profissionais na área do apoio ao consumidor, nomeadamente:
- Técnicos e profissionais que prestem informação e apoio aos consumidores e que pretendam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos;
- Técnicos dos serviços municipais de apoio ao consumidor;
- Técnicos de outros serviços de apoio e informação aos consumidores, nomeadamente entidades reguladoras e centros de arbitragem.
Programa
» Crédito Fácil: parece mas não é
» Digital com sabor agridoce
» De Olho no Rótulo
» Fatura-Amiga
» Despertar a atenção do consumidor
Edições
Edição Porto: 22 de maio de 2018 | Delegação Regional do Porto
Edição Lisboa: 25 de maio de 2018 | Sede DECO
Preço
- Profissionais na área do apoio ao consumidor das entidades parceiras – Gratuito
- Profissionais de outras organizações – 70€ *
*Valor isento de IVA ao abrigo art. 9º, CIVA.
A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das condições de participação.
Inscrição & Questões
Inscreva-se aqui.