Enquadramento do curso
O curso de direito do consumo pretende atualizar e aprofundar os assuntos mais relevantes e prementes com que os consumidores se deparam numa economia digital, num mercado cada vez mais liberalizado e competitivo e explorar as mais recentes iniciativas legislativas na área da proteção dos consumidores. Nesta proposta formativa exploram-se as melhores estratégias para resolver os conflitos de consumo e salvaguardar os direitos dos consumidores.
Mais que uma ação de formação pretendemos que seja uma experiência de aprendizagem enriquecida pela partilha de situações práticas.
A quem se dirige
Técnicos e profissionais que prestem informação e apoio aos consumidores e que pretendam atualizar e aprofundar os seus conhecimentos; Técnicos dos serviços municipais de apoio ao consumidor; Técnicos de outros serviços de apoio e informação aos consumidores, nomeadamente entidades reguladoras e centros de arbitragem.
Objetivos gerais a alcançar
No final da ação, os participantes estão aptos a:
- Melhorar a informação e aconselhamento a prestar ao consumidor;
- Identificar os principais problemas da atualidade dos direitos dos consumidores;
- Analisar a aplicação das mais recentes medidas legislativas em diferentes setores da atividade
- económica e medir a efetiva proteção dos consumidores;
- Identificar os meios proteção do consumidor com mais possibilidade de sucesso de acordo
- com a experiência da associação;
- Explorar técnicas de resolução dos principais litígios de forma a gerir os mesmos no melhor
- interesse do consumidor.
Carga horária e modalidade
- Presencial: 16h
- Estudo acompanhado: 2h
Programa
Dia 1 | 9h30 às 18h00
- As novas tendências dos consumidores na atualidade
- A economia da partilha: confiança dos consumidores versus transparência e responsabilidade
- por parte das empresas
- O E-commerce Business to Consumer: novos desafios na venda de bens pela internet,
- conteúdos digitais e geoblocking
- As telecomunicações: principais problemáticas e alterações à Lei das telecomunicações
- eletrónicas
- O consumidor de energia: barreiras à escolha do consumidor e práticas comerciais desleais das
- empresas
Dia 2 |9h30 às 18h00
- Os serviços de abastecimento de água: principais preocupações em matéria de tarifas e
- regulamentos
- Serviços Financeiros: ameaças e desafios para os consumidores
- Resolução alternativa de litígios de consumo: experiências em Portugal e desafios globais
- Projetos de educação e formação: capacitar para empoderar o consumidor
Estudo acompanhado
- Estudo de caso
- Apresentação do caso e sua resolução com base num guião
Edições
O curso será ministrado nos dias 17 e 27 de junho, em Lisboa e nos dias 1 e 7 de julho no Porto.
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Lisboa
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Porto