Edição | Eleitos e colaboradores de Juntas de Freguesia

31 Outubro, 2017

Enquadramento do Curso

Na emergência de um vasto e complexo mercado financeiro, urge promover e melhorar a literacia financeira dos cidadãos, que lhes permita a tomada de decisões financeiras informadas, desde a gestão do seu orçamento familiar, ao planeamento de despesas e escolha de serviços e produtos financeiros adequados, à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhes sejam mais vantajosas. Sabe-se que a ausência de literacia financeira da população foi um dos fatores que contribuiu para a crise financeira na medida em que levou a tomada de decisões financeiras erradas, com efeitos negativos para as famílias em particular, e para os mercados financeiros em geral.

Vários estudos identificam a existência de um baixo grau de compreensão das questões financeiras por parte dos consumidores em geral. Os grupos economicamente desprotegidos são os principais afetados na medida em que não dispõem de recursos e competências que lhes permitam uma gestão eficiente do seu orçamento e, quando são confrontados com situações de dificuldade financeira, recorrem ao crédito sem que muitas vezes consigam posteriormente cumprir os compromissos contratualizados.

Vendo esta necessidade, a DECO Forma desenvolveu uma oferta formativa que pretende trabalhar junto das estruturas de proximidade com a comunidade, como sejam os Eleitos e colaboradores das Juntas de Freguesia, pois estas, para além de prestarem acompanhamento às famílias através dos seus gabinetes de inserção profissional, gabinetes de educação e psicologia e pelos serviços de ação social, devem ter a capacidade de promover projetos e iniciativas que possibilitem sensibilizar os consumidores para a importância de poupar hoje, para colher os frutos “amanhã”.

A quem se dirige

Formação Financeira para Todos é uma formação orientada para os Eleitos e colaboradores das Juntas de freguesia e das Câmaras Municipais, CIACs, IPSS que trabalhem em contacto com os consumidores mais vulneráveis e economicamente desprotegidos

Objetivos

Pretendemos que no final da formação os formandos fiquem aptos a:

  • Contribuir para a promoção de uma cidadania financeira ativa e responsável dos consumidores;
  • Contribuir para a sustentabilidade financeira nas várias etapas da vida dos consumidores, melhorando os seus conhecimentos e atitudes financeiras;
  • Alertar o público para um recurso ao crédito responsável, ponderando a assunção do custo do mesmo no orçamento familiar a curto e médio prazo;
  • Promover e desenvolver hábitos de poupança dos consumidores, num quadro de crescentes responsabilidades individuais;
  • Reforçar a necessidade que os consumidores devem ter para desenvolverem hábitos de prevenção para situações inesperadas;
  • Prevenir situações de sobre-endividamento dos consumidores e as consequências económicas e sociais para as famílias;
  • Desenvolver iniciativas e projetos que permitam promover a literacia financeira junto dos seus públicos.

PROGRAMA: Formação Financeira para Todos

● Saber-Saber
MÓDULO 1 | Aprender para Formar: a Literacia Financeira e o poder da informação

1.1. Os ciclos de vida financeira dos consumidores
1.2. Projeto Literacia Financeira DECO: Objetivos e Ações
1.3. A importância da literacia financeira
1.4. A literacia financeira dos portugueses: inquérito à Literacia Financeira da população portuguesa (Banco de Portugal)

● Saber-Fazer
MÓDULO 2 | A importância de bem gerir o dinheiro

2.1. Objetivos e estratégias
2.2. Estratégias para a elaboração do Orçamento Familiar
2.3. Controlo de gastos e medidas corretivas para evitar o défice no Orçamento Familiar
2.4. Como incutir a necessidade de poupança e constituição do fundo de emergência

MÓDULO 3 | A poupança e o investimento: uma prioridade

3.1. Objetivos e estratégias
3.2. A importância da poupança para a gestão equilibrada das finanças pessoais do consumidor
3.3. O papel da poupança na concretização dos projetos e objetivos de vida do consumidor
3.4. Ajudar o consumidor a conhecer os diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado
3.5. Princípios base inerentes à realização de investimentos e escolha de produtos financeiros adequados por parte do consumidor

MÓDULO 4 | O crédito: decisões financeiras conscientes

4.1. Objetivos e estratégias
4.2. Formar o consumidor nos conceitos financeiros básicos para a contratação do crédito
4.3. Categorias de crédito para particulares: o que o consumidor precisa de saber
4.4. Implicações do recurso ao crédito no âmbito do orçamento família
4.6. Compreender a FIN para uma tomada de decisão responsável por parte do consumidor

MÓDULO 5 | Quando as contas se complicam: O que fazer?

5.1. Objetivos e estratégias
5.2. Identificar dificuldades financeiras dos consumidores e respetivas consequências
5.3. Reconhecer as consequências do incumprimento das obrigações de crédito para o agregado familiar
5.4. Promover a adoção de medidas para superar uma situação de endividamento excessivo ou sobre-endividamento

● Saber-Ser
MÓDULO 6 | Como potenciar a Literacia Financeira no meu público-alvo

6.1. Tenho obrigações para com o meu público: (in)formar e comunicar
6.2. Quem é o meu público-alvo: características
6.3. Ação-Reação: de que forma vou trabalhar com o meu público-alvo


Carga Horária e Modalidade

  • Área de Formação: 090 Desenvolvimento Pessoal
  • Duração: 7h
  • Modalidade: Formação Contínua | Presencial | 9.30 às 17.30

Edições

Ação de frequência gratuita e certificada pela DGERT

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Data: 12 de Dezembro de 2017

Local: Lisboa (IDEIA HUB – Palácio Sotto Mayor)

Inscrições & Questões

Inscreva-se já aqui.

Alguma questão contacte decoforma@deco.pt


Projeto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.

Em parceria com a

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