Enquadramento do Curso
Na emergência de um vasto e complexo mercado financeiro, urge promover e melhorar a literacia financeira dos cidadãos, que lhes permita a tomada de decisões financeiras informadas, desde a gestão do seu orçamento familiar, ao planeamento de despesas e escolha de serviços e produtos financeiros adequados, à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhes sejam mais vantajosas. Sabe-se que a ausência de literacia financeira da população foi um dos fatores que contribuiu para a crise financeira na medida em que levou a tomada de decisões financeiras erradas, com efeitos negativos para as famílias em particular, e para os mercados financeiros em geral.
Os estudantes universitários e os jovens adultos surgem como público-alvo privilegiado, uma vez que estando em início de vida ativa são um segmento de população junto do qual devemos reforçar os conhecimentos e as competências financeiras de modo a permitir a tomada de decisões acertadas nesta etapa da vida, de forma a não comprometer o seu bem-estar e sustentabilidade financeiras e prepará-los para serem atores responsáveis no mercado.
A DECO Forma convida as Associações de Estudantes de Universidades e Institutos, Associações de Jovens Profissionais e outras associações de jovens, que têm contacto direto e de proximidade com esta comunidade e segmento da população a participarem na presente Ação de Formação, certificada na área da formação financeira, para que estes fiquem assim capacitados para assumir o papel de agentes dinamizadores e terem um efeito multiplicador da informação apresentada.
A quem se dirige
Finanças para Todos orientada para dirigentes e colaboradores de Associações de estudantes de Universidades e Institutos, Associações de Jovens Profissionais e outras associações de jovens
Objetivos
Pretendemos que no final da formação os formandos fiquem aptos a:
- Contribuir para a promoção de uma cidadania financeira ativa e responsável dos consumidores;
- Contribuir para a sustentabilidade financeira nas várias etapas da vida dos consumidores, melhorando os seus conhecimentos e atitudes financeiras;
- Alertar o público para um recurso ao crédito responsável, ponderando a assunção do custo do mesmo no orçamento familiar a curto e médio prazo;
- Promover e desenvolver hábitos de poupança dos consumidores, num quadro de crescentes responsabilidades individuais;
- Reforçar a necessidade que os consumidores devem ter para desenvolverem hábitos de prevenção para situações inesperadas;
- Prevenir situações de sobre-endividamento dos consumidores e as consequências económicas e sociais para as famílias;
- Desenvolver iniciativas e projetos que permitam promover a literacia financeira junto dos seus públicos.
PROGRAMA: Formação Financeira para Todos
● Saber-Saber
MÓDULO 1 | Aprender para Formar: a Literacia Financeira e o poder da informação
1.1. Os ciclos de vida financeira dos consumidores
1.2. Projeto Literacia Financeira DECO: Objetivos e Ações
1.3. A importância da literacia financeira
1.4. A literacia financeira dos portugueses: inquérito à Literacia Financeira da população portuguesa (Banco de Portugal)
● Saber-Fazer
MÓDULO 2 | A importância de bem gerir o dinheiro
2.1. Objetivos e estratégias
2.2. Estratégias para a elaboração do Orçamento Familiar
2.3. Controlo de gastos e medidas corretivas para evitar o défice no Orçamento Familiar
2.4. Como incutir a necessidade de poupança e constituição do fundo de emergência
MÓDULO 3 | A poupança e o investimento: uma prioridade
3.1. Objetivos e estratégias
3.2. A importância da poupança para a gestão equilibrada das finanças pessoais do consumidor
3.3. O papel da poupança na concretização dos projetos e objetivos de vida do consumidor
3.4. Ajudar o consumidor a conhecer os diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado
3.5. Princípios base inerentes à realização de investimentos e escolha de produtos financeiros adequados por parte do consumidor
MÓDULO 4 | O crédito: decisões financeiras conscientes
4.1. Objetivos e estratégias
4.2. Formar o consumidor nos conceitos financeiros básicos para a contratação do crédito
4.3. Categorias de crédito para particulares: o que o consumidor precisa de saber
4.4. Implicações do recurso ao crédito no âmbito do orçamento família
4.6. Compreender a FIN para uma tomada de decisão responsável por parte do consumidor
MÓDULO 5 | Quando as contas se complicam: O que fazer?
5.1. Objetivos e estratégias
5.2. Identificar dificuldades financeiras dos consumidores e respetivas consequências
5.3. Reconhecer as consequências do incumprimento das obrigações de crédito para o agregado familiar
5.4. Promover a adoção de medidas para superar uma situação de endividamento excessivo ou sobre-endividamento
● Saber-Ser
MÓDULO 6 | Como potenciar a Literacia Financeira no meu público-alvo
6.1. Tenho obrigações para com o meu público: (in)formar e comunicar
6.2. Quem é o meu público-alvo: características
6.3. Ação-Reação: de que forma vou trabalhar com o meu público-alvo
Carga Horária e Modalidade
- Área de Formação: 090 Desenvolvimento Pessoal
- Duração: 7h
- Modalidade: Formação Contínua | Presencial | 9.30 às 17.30
Edições
Ação de frequência gratuita e certificada pela DGERT
Data: 29 Janeiro de 2018
Local: Instalações DECO-Sede
Inscrições & Questões
Alguma questão contacte decoforma@deco.pt
Projeto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.
Em parceria com a
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Lisboa