Edição | Associações de Colaboradores

31 Outubro, 2017

Enquadramento do Curso

Na emergência de um vasto e complexo mercado financeiro, urge promover e melhorar a literacia financeira dos cidadãos, que lhes permita a tomada de decisões financeiras informadas, desde a gestão do seu orçamento familiar, ao planeamento de despesas e escolha de serviços e produtos financeiros adequados, à aplicação de poupanças e recurso ao crédito em condições que lhes sejam mais vantajosas. Sabe-se que a ausência de literacia financeira da população foi um dos fatores que contribuiu para a crise financeira na medida em que levou a tomada de decisões financeiras erradas, com efeitos negativos para as famílias em particular, e para os mercados financeiros em geral.

Os trabalhadores das PMEs são um importante segmento de população que enquanto consumidores precisam de reforçar os seus conhecimentos e competências financeiras em áreas temáticas como seja a poupança, o acesso ao crédito e às suas diferentes modalidades, ou ainda a preparação da reforma e a prevenção do sobre-endividamento.

A DECO Forma dirige a presente formação às associações de pequenas e médias empresas, núcleos de empresas locais, associações setoriais e sindicatos que mobilizam os trabalhadores dos diferentes setores da economia, e desafia estas estruturas a desenvolverem e promoverem, de forma autónoma, iniciativas de formação financeira junto dos trabalhadores, que devem continuar a realizar-se preferencialmente por estas associações empresariais e associações sindicais, e a decorrer nos locais de trabalho destes consumidores.

A quem se dirige

Finanças para Todos orientada para Técnicos e colaboradores Associações de pequenas e médias empresas, Núcleos de empresas locais, Associações setoriais e Sindicatos em contacto com os trabalhadores

Objetivos

Pretendemos que no final da formação os formandos fiquem aptos a:

  • Contribuir para a promoção de uma cidadania financeira ativa e responsável dos consumidores;
  • Contribuir para a sustentabilidade financeira nas várias etapas da vida dos consumidores, melhorando os seus conhecimentos e atitudes financeiras;
  • Alertar o público para um recurso ao crédito responsável, ponderando a assunção do custo do mesmo no orçamento familiar a curto e médio prazo;
  • Promover e desenvolver hábitos de poupança dos consumidores, num quadro de crescentes responsabilidades individuais;
  • Reforçar a necessidade que os consumidores devem ter para desenvolverem hábitos de prevenção para situações inesperadas;
  • Prevenir situações de sobre-endividamento dos consumidores e as consequências económicas e sociais para as famílias;
  • Desenvolver iniciativas e projetos que permitam promover a literacia financeira junto dos seus públicos.

PROGRAMA: Formação Financeira para Todos

● Saber-Saber
MÓDULO 1 | Aprender para Formar: a Literacia Financeira e o poder da informação

1.1. Os ciclos de vida financeira dos consumidores
1.2. Projeto Literacia Financeira DECO: Objetivos e Ações
1.3. A importância da literacia financeira
1.4. A literacia financeira dos portugueses: inquérito à Literacia Financeira da população portuguesa (Banco de Portugal)

● Saber-Fazer
MÓDULO 2 | A importância de bem gerir o dinheiro

2.1. Objetivos e estratégias
2.2. Estratégias para a elaboração do Orçamento Familiar
2.3. Controlo de gastos e medidas corretivas para evitar o défice no Orçamento Familiar
2.4. Como incutir a necessidade de poupança e constituição do fundo de emergência

MÓDULO 3 | A poupança e o investimento: uma prioridade

3.1. Objetivos e estratégias
3.2. A importância da poupança para a gestão equilibrada das finanças pessoais do consumidor
3.3. O papel da poupança na concretização dos projetos e objetivos de vida do consumidor
3.4. Ajudar o consumidor a conhecer os diferentes produtos financeiros disponíveis no mercado
3.5. Princípios base inerentes à realização de investimentos e escolha de produtos financeiros adequados por parte do consumidor

MÓDULO 4 | O crédito: decisões financeiras conscientes

4.1. Objetivos e estratégias
4.2. Formar o consumidor nos conceitos financeiros básicos para a contratação do crédito
4.3. Categorias de crédito para particulares: o que o consumidor precisa de saber
4.4. Implicações do recurso ao crédito no âmbito do orçamento família
4.6. Compreender a FIN para uma tomada de decisão responsável por parte do consumidor

MÓDULO 5 | Quando as contas se complicam: O que fazer?

5.1. Objetivos e estratégias
5.2. Identificar dificuldades financeiras dos consumidores e respetivas consequências
5.3. Reconhecer as consequências do incumprimento das obrigações de crédito para o agregado familiar
5.4. Promover a adoção de medidas para superar uma situação de endividamento excessivo ou sobre-endividamento

● Saber-Ser
MÓDULO 6 | Como potenciar a Literacia Financeira no meu público-alvo

6.1. Tenho obrigações para com o meu público: (in)formar e comunicar
6.2. Quem é o meu público-alvo: características
6.3. Ação-Reação: de que forma vou trabalhar com o meu público-alvo


Carga Horária e Modalidade

  • Área de Formação: 090 Desenvolvimento Pessoal
  • Duração: 7h
  • Modalidade: Formação Contínua | Presencial | 9.30 às 17.30

Edições

Ação de frequência gratuita e certificada pela DGERT

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Data: 30 Janeiro de 2018

Local: Instalações AERLIS

Inscrições & Questões

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Alguma questão contacte decoforma@deco.pt


Projeto apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores.