As ações de formação são uma uma solução de formação desenhada à medida das necessidades de um determinado grupo de participantes, especialmente concebido para desenvolver competências que reforcem boas práticas empresariais que melhor acautelem os interesses dos consumidores.
A DECO Forma aceita o desafio das empresas que pretendam dar resposta às necessidades específicas de grupos de colaboradores, atendendo ao contexto em que atuam e às dinâmicas próprias do setor, bem como à sua identidade organizacional, com programas adaptados e com uma resposta customizada, célere e flexível.
Através da sólida experiência adquirida ao longo dos anos, a DECO convida stakeholders, empresas e organismos públicos, que no âmbito das suas relações de consumo pretendam que os seus colaboradores adquiram, melhorem ou aprofundem os seus conhecimentos e competências, a participar nas ações de formação que desenhamos e desenvolvemos à medida.
Estas, procuram ajudar os diferentes operadores no mercado a uma adequada interpretação e aplicação do quadro legal dos direitos dos consumidores, contribuindo assim para reforçar a confiança dos consumidores, dinamizar a concorrência no mercado e estimular o crescimento e a inovação da economia.
O que oferecemos
- Uma solução desenhada com conteúdos programáticos adaptados à realidade e à necessidade da empresa.
- Metodologia adequada ao desafio lançado, tirando partido da experiência da Associação.
- Flexibilidade de calendário, horário e local de realização em qualquer ponto geográfico de Portugal.
- Um investimento por participante mais benéfico face ao valor de inscrição em programas abertos semelhantes.
Com que objetivos
- Atualizar os conhecimentos e as competências técnicas dos profissionais sobre as matérias emergentes na área dos direitos dos consumidores;
- Sensibilizar os operadores do mercado para a proteção dos direitos dos consumidores;
- Melhorar a qualidade dos serviços prestados e dos produtos fornecidos aos consumidores;
- Dinamizar a concorrência no mercado e estimular o crescimento e a inovação da economia;
- Aumentar as competências e os conhecimentos dos técnicos que prestam apoio aos consumidores.
Principais áreas de intervenção
- Direitos dos consumidores
- Gestão de reclamações
- Requisitos de informação pré-contractual
- Direito de Resolução
- Direitos e Garantias do Consumidor
- Práticas comerciais desleais e cláusulas contratuais abusivas
- Resolução alternativa de litígios (RAL) & Resolução de Litígios em Linha (RLL)
- Literacia financeira
- Recuperação de créditos de particulares
- Insolvência de particulares