Ações de Formação

As ações de formação são uma uma solução de formação desenhada à medida das necessidades de um determinado grupo de participantes, especialmente concebido para desenvolver competências que reforcem boas práticas empresariais que melhor acautelem os interesses dos consumidores.

A DECO Forma aceita o desafio das empresas que pretendam dar resposta às necessidades específicas de grupos de colaboradores, atendendo ao contexto em que atuam e às dinâmicas próprias do setor, bem como à sua identidade organizacional, com programas adaptados e com uma resposta customizada, célere e flexível.

Através da sólida experiência adquirida ao longo dos anos, a DECO convida stakeholders, empresas e organismos públicos, que no âmbito das suas relações de consumo pretendam que os seus colaboradores adquiram, melhorem ou aprofundem os seus conhecimentos e competências, a participar nas ações de formação que desenhamos e desenvolvemos à medida.

Estas, procuram ajudar os diferentes operadores no mercado a uma adequada interpretação e aplicação do quadro legal dos direitos dos consumidores, contribuindo assim para reforçar a confiança dos consumidores, dinamizar a concorrência no mercado e estimular o crescimento e a inovação da economia.

O que oferecemos

  • Uma solução desenhada com conteúdos programáticos adaptados à realidade e à necessidade da empresa.
  • Metodologia adequada ao desafio lançado, tirando partido da experiência da Associação.
  • Flexibilidade de calendário, horário e local de realização em qualquer ponto geográfico de Portugal.
  • Um investimento por participante mais benéfico face ao valor de inscrição em programas abertos semelhantes.

Com que objetivos

  • Atualizar os conhecimentos e as competências técnicas dos profissionais sobre as matérias emergentes na área dos direitos dos consumidores;
  • Sensibilizar os operadores do mercado para a proteção dos direitos dos consumidores;
  • Melhorar a qualidade dos serviços prestados e dos produtos fornecidos aos consumidores;
  • Dinamizar a concorrência no mercado e estimular o crescimento e a inovação da economia;
  • Aumentar as competências e os conhecimentos dos técnicos que prestam apoio aos consumidores.

Principais áreas de intervenção

  • Direitos dos consumidores
  • Gestão de reclamações
  • Requisitos de informação pré-contractual
  • Direito de Resolução
  • Direitos e Garantias do Consumidor
  • Práticas comerciais desleais e cláusulas contratuais abusivas
  • Resolução alternativa de litígios (RAL) & Resolução de Litígios em Linha (RLL)
  • Literacia financeira
  • Recuperação de créditos de particulares
  • Insolvência de particulares

Alguns exemplos de programas à medida