Em parceria com diversas entidades, nas sessões informativas, a DECO informa, sensibiliza e orienta os comportamentos de consumo dos consumidores para escolhas acertadas e criteriosas de produtos e serviços, oferece dicas e conselhos úteis, esclarece dúvidas e alerta os consumidores para os principais problemas emergentes na área do consumo.
As sesões informativas dão continuidade à atividade de informação desenvolvida junto dos consumidores, reunindo os participantes em workshops ou webinares, por todo o país e com o envolvimento das delegações regionais.
Estas iniciativas, por norma, tiram partido de datas comemorativas que integram uma questão de consumo e desta forma são definidas semanas comemorativas, para que as equipas regionais, em colaboração com os parceiros locais, mobilizem os consumidores à sua participação. Estes workshops são especialmente dirigidos às entidades parceiras da DECO, como sejam câmaras municipais e juntas de freguesia, tendo como objetivo reforçar as atividades da associação desenvolvidas no âmbito dos protocolos estabelecidos e potenciar o interesse dos parceiros para a realização de novos protocolos, tornando evidentes as vantagens destes para uma melhor e maior informação e sensibilização dos consumidores.
Estes são alguns dos temas que procuramos trabalhar com os consumidores: Direitos Online, Direitos dos Utentes da Saúde, Direitos dos Consumidores, A Fatura e a poupança de Eletricidade, Eficiência Energética, Sustentabilidade e Consumo sustentável, Direitos dos Consumidores Seniores, interpretação de rótulos alimentares por uma alimentação mais saudável, Economia Pessoal e Poupança.
Consulte aqui a oferta de workshops e saiba o que temos preparado para a sua comunidade.
Protocolos de Colaboração
Os protocolos são parcerias estabelecidas com as Juntas de Freguesia e as Câmaras Municipais (ou outras entidades, como por exemplo, Associações sem fins lucrativos) que têm como objetivo aumentar a proximidade com o munícipe tendo em vista a prestação de informação e apoio aos consumidores das diferentes áreas de competência territorial de todas as delegações, bem como o apoio ao sobre endividado e a realização de sessões de esclarecimento dirigidas à comunidade em geral.
Ainda na sequência da celebração destes protocolos, desejamos chegar ao maior número de consumidores, com uma amplitude geográfica que consiga ir ao encontro das necessidades de todo o país.
Se pretende desenvolver um sessão informativa para os seus colaboradores ou para a sua comunidade, envie um email para decoforma@deco.pt e obtenha mais informações.