O Consumidor na Era Digital

22 Janeiro, 2018

Compra-se cada vez mais através da internet e o consumidor português não é exceção. Diz o Instituto Nacional de Estatística (INE) que dos 70% de portugueses entre os 16 e os 74 anos que usam a internet, 23% já são adeptos do comércio eletrónico (dados de 2016).

O número de consumidores que optam pelas compras através de um monitor, quer este seja de um computador, tablet ou smartphone, tem vindo a crescer nos últimos anos. No entanto, de acordo com informações do INE, este crescimento é em ritmo inferior ao verificado para a proporção de utilizadores da internet. Provavelmente, porque sobram dúvidas sobre o que é isto de comprar um casaco, um livro ou um aspirador à distância.

Quando pensamos na compra de produtos e serviços online: i) raramente sabemos quem está do outro lado do negócio; ii) muitas das vezes as encomendas ficam aquém das nossas expetativas; iii) os pagamentos podem, por vezes, não ser seguros e iv) as plataformas digitais, como intermediárias que são, muitas das vezes desmarcam-se das suas responsabilidades.

A verdade, é que sempre que compramos online, para além da possível compra de gato por lebre, existem inúmeros perigos à espreita que podem colocar em causa a nossa segurança e privacidade: podemos ser surpreendidos com a perda de dados pessoais e alvo de violação de privacidade.

Assim, a DECO(IN)Forma pretende ajudar com informação útil e simples para que não existam sobressaltos sempre que se compra online. A adoção de comportamentos mais seguros, saber como utilizar estes serviços online, acautelando a nossa privacidade e dados e evitando possíveis contratempos, serão algumas das questões a discutir e refletir nos Workshops DECO(IN)Forma “O Consumidor na Era Digital” que irão decorrer na semana de 5 a 9 de fevereiro por ocasião das comemorações do Dia da Internet mais Segura.

O que vamos falar?

• A presença do digital no quotidiano: Mitos e factos do consumo online.
• Comprar online sem sobressaltos – Contratos e direitos associados.
• Como utilizar os meios de pagamento em segurança?
• A importância de proteger os meus dados digitais.
• Como identifico as fontes e as páginas seguras?
• Marketing & Publicidade: Cuidados a ter em ambiente digital.
• Participar nas redes sociais em segurança.
• Novas plataformas para queixas online: Como e a quem recorrer no caso de conflito?

Saber para quê?

• Obter informação simples e verdadeira relativamente ao mercado digital;
• Adotar comportamentos seguros na compra de bens e serviços online;
• Saber utilizar os meios de pagamento online apropriados;
• Proteger as informações e os dados pessoais na internet;
• Respeitar os direitos de autor no consumo de conteúdos online;
• Identificar e atuar de forma eficaz sobre as mensagens publicitárias em ambiente digital;
• Utilizar em segurança as redes sociais acautelando a sua privacidade;
• Ser capaz de resolver um potencial problema decorrente de uma compra online.

Para quem

Estes Workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e colaboradores membros das entidades públicas ou outros organismos que pretendam realizar sessões informativas.

Sessões gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO, sendo apenas cobradas as despesas de deslocação de acordo com a seguinte tabela:

até 20 km – 10 euros;
entre 21 km e 40 km – 15 euros;
entre 41 km e 60 km – 20 euros;
entre 61 km e 80 km – 25 euros;
entre 81 km e 90 km – 30 euros;
entre 91 km e 100 km – 40 euros
Mais do que 100 km – 60 euros;
Mais do que 200 Km – 70 euros

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt. A Formação à medida pressupõe um diagnóstico da realidade de cada organização.

Quando & onde acontecem

Os Workshops DECO(IN)Forma ” O Consumidor na era digital” acontecem em todo o país, na semana de 5 a 9 de fevereiro.