De olho no rótulo, pela sua saúde

4 Outubro, 2018

Todos nós sabemos que o consumo de gordura, açúcar e sal são prejudiciais à saúde e ao rendimento físico e intelectual no nosso dia-a-dia.

Compreende o que está escrito no rótulo do seu iogurte ou das suas bolachas favoritas? Os valores presentes no rótulo nutricional correspondem às quantidades de açúcar, gordura e sal, entre outros nutrientes. Mas como saber se estamos a consumi-los nas quantidades adequadas? Olhar para o rótulo de um produto e interpretá-lo é um passaporte para uma vida mais saudável. As más escolhas alimentares podem ter impacto na saúde. Mas como escolher o alimento nutricionalmente mais adequado e saudável? O que significam os valores que encontramos no rótulo?

Se à primeira vista todos aqueles termos e números podem parecer tudo menos claros, a verdade é que não se trata de um código indecifrável. Por isso, aprender a decifrar os rótulos alimentares é meio caminho para se tornar num perito em compras saudáveis.

Na semana de 15 a 19 de outubro, a DECO realiza em todo o país os workshops De olho no rótulo, pela sua saúde!. Com esta iniciativa pretendemos ajudar os consumidores na leitura e interpretação dos rótulos dos produtos alimentares para uma correta interpretação da informação nutricional dos alimentos.

O que vamos falar

  • Qual a função dos nutrientes e em que quantidades ingerir;
  • Como interpretar a rotulagem e qual o significado de cada designação;
  • Como ler a declaração nutricional e lista de ingredientes;
  • Como interpretar os valores da declaração nutricional;
  • Qual o significado das alegações nutricionais.

Saber para quê

  • Identificar as necessidades de nutrientes e a sua função de forma a fazer uma alimentação equilibrada;
  • Interpretar a informação nutricional que compõe os rótulos dos alimentos;
  • Identificar quantidades de açúcar, sal e gordura dos produtos, de forma a clarificar quais as quantidades aceitáveis desses ingredientes nos produtos indicados, bem como indicar os valores diários que devem ser consumidos desses ingredientes;
  • Avaliar e selecionar os produtos alimentares de forma a fazer escolhas mais conscientes, adequadas e saudáveis.

Para quem

Estes workshops encontram-se disponíveis para todos os consumidores e/ou colaboradores membros das entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões informativas.

Estas sessões são gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO.

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida, mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e-mail decoforma@deco.pt.

Quando e onde acontecem

Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país na semana de 15 a 19 de outubro. Para mais informação consulte Agenda.