
Compra-se cada vez mais através da internet e o consumidor português não é exceção. O Instituto Nacional de Estatística (INE) refere que em 2018 aumentou o número de portugueses que utilizam a internet quer para fazer compras, quer para gerir as suas contas bancárias.
O número de consumidores que optam pelas compras através de um monitor, quer este seja de um computador, tablet ou smartphone, tem vindo a crescer nos últimos anos. Em 2018 37% dos portugueses já faziam compras pela Internet e 52% já utilizava a internet como forma principal de se relacionar com o seu banco.
Consideramos estes dados um reflexo da sociedade digital que temos nos dias de hoje, mas para os consumidores verificam-se ainda reservas e questões por responder. Quando pensamos na compra de produtos e serviços online raramente sabemos quem está do outro lado do negócio e muitas das vezes as experiencias com compras online relatam compras que ficam aquém das expectativas dos consumidores.
O mesmo se passa com os meios de pagamento e com a responsabilização das empresas, que muitas vezes devido à distância física e a intermediários, não se faz sentir como deveria, promovendo um sentimento de insegurança sobre esta modalidade de compra e venda.
A verdade, é que sempre que compramos online, para além da possível compra de gato por lebre, existem inúmeros perigos à espreita que podem colocar em causa a nossa segurança e privacidade.
Assim, a DECO(IN)Forma desenvolveu um workshop informativo que pretende ajudar com informação útil e simples para que não existam sobressaltos sempre que se compra online. A adoção de comportamentos mais seguros, saber como utilizar estes serviços online, acautelando a nossa privacidade e dados poderá evitar contratempos indesejados.
“Não Deixe os Seus Direitos Offline” é a ação que lhe propomos no mês de Fevereiro por ocasião das comemorações do Dia da Internet mais Segura.
O que vamos falar?
• A presença do digital no quotidiano: Mitos e factos do consumo online.
• Comprar online sem sobressaltos – Contratos e direitos associados.
• Como utilizar os meios de pagamento em segurança?
• A importância de proteger os meus dados digitais.
• Como identifico as fontes e as páginas seguras?
• Marketing & Publicidade: Cuidados a ter em ambiente digital.
• Participar nas redes sociais em segurança.
• Novas plataformas para queixas online: Como e a quem recorrer no caso de conflito?
Saber para quê?
• Obter informação simples e verdadeira relativamente ao mercado digital;
• Adotar comportamentos seguros na compra de bens e serviços online;
• Saber utilizar os meios de pagamento online apropriados;
• Proteger as informações e os dados pessoais na internet;
• Respeitar os direitos de autor no consumo de conteúdos online;
• Identificar e atuar de forma eficaz sobre as mensagens publicitárias em ambiente digital;
• Utilizar em segurança as redes sociais acautelando a sua privacidade;
• Ser capaz de resolver um potencial problema decorrente de uma compra online.
Para quem
Estes Workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e colaboradores membros das entidades públicas ou outros organismos que pretendam realizar sessões informativas.
Sessões gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO, sendo apenas cobradas as despesas de deslocação.
Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt. A Formação à medida pressupõe um diagnóstico da realidade de cada organização.
Quando & onde acontecem
Os Workshops DECO(IN)Forma ” O Consumidor na era digital” acontecem em todo o país, no mês Fevereiro.