O Essencial sobre a Economia Pessoal

19 Outubro, 2018

Com a Semana da Poupança aproveite para repensar a possibilidade de transformar os seus sonhos em objetivos financeiros. Venha conhecer as nossas sugestões nos workshops “O Essencial sobre a Economia Pessoal”.

Todos temos sonhos, mas, muitas vezes, não os conseguimos alcançar. Um carro novo, uma viagem, pagar uma dívida, uma poupança para a reforma, entre outros desejos, podem parecer impossíveis, contudo, com uma melhor gestão do orçamento familiar poderão tornar-se realidade.

Não se pode confundir o sonho financeiro com o objetivo financeiro, são coisas distintas. O sonho é algo que se espera que aconteça, o objetivo é algo que se define e que se planeia.

A concretização dos sonhos exige que se estabeleçam objetivos e metas para os alcançar. Em regra, é necessário juntar algum dinheiro primeiro, ou seja, é necessário poupar e esta é uma tarefa difícil. O Instituto Nacional de Estatística (INE) indica que a taxa de poupança das famílias voltou a diminuir, no segundo trimestre deste ano, descendo para 4,4% do rendimento disponível.

O que fazer para alcançar a meta proposta? Esta é a resposta que pretendemos dar ao consumidor! A DECO aposta em capacitar para a gestão do orçamento familiar com um novo mote: Poupar para os seus sonhos realizar.

Na semana de 29 de outubro a 2 de novembro serão realizados Workshops por todo o país para ajudar os consumidores a tomar decisões financeiras informadas e sustentáveis na gestão do orçamento familiar, no planeamento de despesas, na escolha de serviços e produtos financeiros adequados, na aplicação de poupanças e recurso ao crédito. Poderão, ainda, aprender a definir estratégias a adotar em caso de dificuldade financeira.

 

O que vamos falar

O ciclo de vida financeiro.
Necessidade ou desejo de consumo.
Orçamento mensal: elaboração, avaliação e planeamento financeiro.
Gestão eficaz dos consumos domésticos: estratégias e atitudes.
Decisões financeiras conscientes: função e papel do crédito, avaliação das opções de crédito; formas de renegociação.
Poupança e investimento: importância da poupança continuada; perfis de investidores; tipos de aplicações.
Dificuldades financeiras que estratégias adotar.
Case Study: o meu plano financeiro.

Saber para quê

Avaliar os recursos financeiros e realizar uma utilização mais eficiente e otimizada.
Compreender a necessidade de planear a vida financeira.
Definir os objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.
Reconhecer a importância da definição de metas na vida.
Identificar estratégias e atitudes para uma gestão eficaz dos consumos domésticos.
Reconhecer as vantagens do recurso ao crédito e avaliar opções disponíveis no mercado.
Compreender a importância da poupança continuada.
Definir as estratégias a adotar em caso de dificuldade financeira.

Para quem

Estes workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e colaboradores e/ou membros das entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões de esclarecimento. Estas sessões são gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO.
Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e mail decoforma@deco.pt

Quando & onde acontece

Estes workshops informativos são dinamizados por todo o país na semana de 29 de outubro a 2 de novembro. Para mais informação consulte Agenda.