Os direitos dos consumidores seniores

18 Setembro, 2018

Os seniores continuam a ser os “alvos fáceis” para algumas empresas de bens e serviços e a DECO, só este este ano já recebeu mais de 2 000 reclamações de vendas agressivas porta-a-porta.

Há milhares de contratos feitos porta-a-porta com recurso a práticas de vendas agressivas, na sua grande maioria, de telecomunicações, gás e eletricidade. Estas vendas “atacam” em especial os consumidores seniores, pois são estes que têm uma menor informação e sobre os quais é mais fácil exercer coação que os “obriga” à compra de produtos e serviços que não desejam.

O que acontece ao consumidor quando cai nesta armadilha? Fica amarrado a um produto ou serviço que não pediu nem necessita? Isto tudo porque não conseguiu fechar a porta! Como fugir a este tipo de vendas? O que fazer caso não tenha conseguido dizer não? E a que entidades pode recorrer?

Para assinalar o Dia Mundial do Idoso, a DECO irá realizar os workshops informativos “Os direitos dos consumidores seniores”, que irão decorrer de norte a sul do país, na semana de 1 a 5 de outubro.

Nestes workshops os consumidores terão a oportunidade de ficar a conhecer os seus direitos e ainda a saber como evitar problemas ou como os resolver. Poderão ainda esclarecer dúvidas e resolver questões práticas.

Se é nosso parceiro e este tema é de interesse para o seu público de intervenção, procure a delegação regional da DECO mais perto e contacte-nos. Estamos disponíveis para realizar em colaboração com os nossos parceiros esta iniciativa.

O que vamos falar

  • Práticas comerciais desleais: o que são?
  • Produtos milagrosos? Não, obrigado
  • Como defender de práticas enganosas ou agressivas
  • Contratos à lupa: Que cuidados ter para não cair na armadilha
  • E agora? Ainda é possível reclamar? Como? A quem?

Saber para quê

  • Identificar as práticas comerciais desleais e vendas agressivas;
  • Conhecer os principais produtos e serviços comercializados através deste tipo de práticas;
  • Alertar para a importância de ter um bom conhecimento das condições contratuais;
  • Conhecer os meios de resolução de conflitos decorrentes deste tipo de práticas;
  • Saber como desistir dos contratos e a legislação em vigor;
  • Identificar as entidades a reclamar e/ou solicitar informação adicionais.

Para quem

Estes workshops encontram-se disponíveis para todas as entidades com protocolo com a DECO que pretendam realizar sessões informativas junto do seu público de intervenção.

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida, mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt.

Quando & Onde acontece

Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país na semana de 1 a 5 de outubro.