Os Direitos dos Consumidores Seniores

4 Setembro, 2017

Para assinalar o dia Mundial do Idoso, a DECO convida os seus parceiros a realizarem junto da sua comunidade os workshops informativos “ Os direitos dos consumidores seniores”. Esta será uma iniciativa que irá decorrer em todo o país, na semana de 25 a 29 de setembro.

Os seniores estão a tornar-se cada vez mais “alvos fáceis” para algumas empresas de bens e serviços e a DECO, só em 2016, recebeu mais de 3 mil reclamações de vendas agressivas porta-a-porta, na sua grande maioria de consumidores seniores. A verdade é que as vendas agressivas dirigem-se em especial a este segmento de consumidores, pois são estes que têm uma maior vulnerabilidade, menos informação e sobre os quais é mais fácil exercer coação que os obriga à compra de produtos ou de serviços que não desejam.

Atualmente, é comum assistirmos a milhares de contratos feitos porta-a-porta com recurso a práticas comerciais desleais, contratos esses, na sua grande maioria, de fornecimento de serviços públicos essenciais, como as telecomunicações e a energia.

O que acontece ao consumidor quando cai nesta armadilha? Fica amarrado a um produto ou serviço que não pediu nem necessita? Isto tudo porque não conseguiu fechar a porta! Como fugir a este tipo de vendas? O que fazer caso não tenha conseguido dizer não? E a que entidades pode recorrer?

Nestes workshops os consumidores terão a oportunidade de ficar a conhecer os seus direitos e ainda de como beneficiar das inúmeras propostas de serviços e produtos fornecidos pelo mercado, sem que os seus interesses sejam prejudicados. Poderão ainda esclarecer dúvidas e resolver questões práticas.

Se é nosso parceiro e este tema é de interesse para o seu publico de intervenção, procure a delegação regional da DECO mais perto e contacte-nos. Estamos disponíveis para realizar em colaboração com os nossos parceiros esta iniciativa.

O que vamos falar

Práticas comerciais desleais: o que são?
Produtos milagrosos? Não, obrigado
Como defender de práticas enganosas ou agressivas
Contratos à lupa: Que cuidados ter para não cair na armadilha
E agora? Ainda é possível reclamar? Como? A quem?

Saber para quê

Identificar as práticas comerciais desleais e vendas agressivas;
Conhecer os principais produtos e serviços comercializados através deste tipo de práticas;
Alertar para a importância de ter um bom conhecimento das condições contratuais;
Conhecer os meios de resolução de conflitos decorrentes deste tipo de práticas;
Saber como desistir dos contratos e a legislação em vigor;
Identificar as entidades a reclamar e/ou solicitar informação adicionais.

Para quem

Estes workshops encontram-se disponíveis para todas as entidades com protocolo com a DECO que pretendam realizar sessões informativas junto do seu publico de intervenção .

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida, mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt.

Quando & Onde acontece

Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país na semana de 25 a 29 de setembro.