Saber de cor … os direitos dos consumidores

5 Março, 2018

Em 2017, a DECO recebeu mais de 400 mil  pedidos de informação, de reclamações e contactos, por parte dos consumidores.

No ranking dos setores mais reclamados temos as telecomunicações (mais de 42 mil), a compra e venda de bens e serviços em geral (mais de 26 mil), os serviços públicos de água e de energia (mais de 21 mil) e os serviços financeiros (com mais de 20 mil).

A verdade é que os consumidores continuam muito atentos e procuram não ser lesados nos seus interesses. Senão vejamos: Já tentou cancelar um contrato de telecomunicações, que não está a ser cumprido pelo operador, a meio do período de fidelização e não conseguiu? Já lhe aconteceu ter um telemóvel que deixa de funcionar no período de garantia e o vendedor recusa a reparação? Será que podem cortar o fornecimento de água ou luz sem aviso prévio que existirem faturas por pagar? E quando faz compras online, pode anular uma compra feita? Em quanto tempo? Quem vai prestar-lhe um serviço é obrigado, antes da realização do trabalho, a apresentar um orçamento? Quando as coisas correm mal, sabe como reclamar? E a que entidades pode recorrer?

Assim, a DECOForma pretende dar oportunidade aos consumidores de conhecerem os seus direitos e saberem como exercê-los com confiança para beneficiar das melhores ofertas de produtos e serviços disponibilizados pelo mercado.

Assim, na semana de 12 a 16 de Março irão decorrer em todo o país os workshops DECO(IN)Forma “ Saber de cor … os direitos dos consumidores” que têm como objetivo dotar o consumidor de informação que lhes permita atos de consumo do dia-a-dia sem sobressaltos. Esta iniciativa insere-se nas comemorações do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor que se celebra no dia 15.

O que vamos falar

  • Como fazer as melhores escolhas de produtos e serviços no mercado?
  • Como tomar as decisões mais acertadas?
  • Que cuidados ter para evitar problemas?
  • Que cuidados reforçados ter na assinatura de contratos?
  • Como reclamar e fazer valer os seus direitos?

Saber para quê

  • Conhecer os seus direitos como consumidores no mercado e como exercê-los para beneficiar das melhores ofertas de produtos e serviços disponibilizados;
  • Adotar melhores critérios de escolha na seleção e na aquisição dos principais produtos e serviços existentes no mercado;
  • Conhecer as regras básicas nas compras e vendas de produtos e serviços para prevenir problemas;
  • Alertar para a importância de ter um bom conhecimento das condições contratuais estabelecidas no âmbito das relações de consumo;
  • Resolver os conflitos de consumo decorrentes das relações de consumo;
  • Identificar as entidades podem reclamar e/ou solicitar informação adicionais.

Para quem

Estes workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e/ou colaboradores de entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões de informativas.

Estas sessões são gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO.

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e-mail decoforma@deco.pt.

Quando & onde acontecem

Estes workshops informativos são dinamizados por todo o país no período de 12 a 16 de março.