Saber de cor os direitos do consumidor

3 Fevereiro, 2016

Em 2014, a DECO recebeu mais de meio milhão de pedidos de informação, de reclamações e contactos, um acréscimo de quase 10 % relativamente ao ano anterior.

No ranking dos setores mais reclamados temos as telecomunicações (mais de 59 mil), a compra e venda de bens e serviços em geral (28 mil), os serviços públicos de água e de energia (perto de 27 mil), a banca (com mais de 26 mil), e os seguros (com quase 9 mil).

O acréscimo resulta da conjuntura económica mas também porque os consumidores estão mais atentos e procuram não ser lesados nos seus interesses. Senão vejamos: Já tentou cancelar um contrato de telecomunicações, que não está a ser cumprido pelo operador, a meio do período de fidelização e não conseguiu? Já lhe aconteceu ter um telemóvel que deixa de funcionar no período de garantia e o vendedor recusa a reparação? Será que podem cortar o fornecimento de água ou luz sem aviso prévio que existirem faturas por pagar?

E quando faz compras online, pode anular uma compra feita? Em quanto tempo? Quem vai prestar-lhe um serviço é obrigado, antes da realização do trabalho, a apresentar um orçamento? Quando as coisas correm mal, sabe como reclamar? E a que entidades pode recorrer?

Neste workshop, terá a oportunidade de conhecer os seus direitos, saber como exercê-los com confiança para beneficiar das melhores ofertas de produtos e serviços que lhe são disponibilizados pelo mercado. Poderá ainda esclarecer as suas dúvidas e resolver questões práticas.

Na semana de 14 a 18 de Março a DECO realiza workshops em todo o país sobre os direitos que tem como consumidor. O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor celebra-se no dia 15
de Março, descubra os seus direitos e saiba como o podem ajudar no dia-a-dia.

O que vamos falar

  • Como fazer as melhores escolhas de produtos e serviços no mercado?
  • Como tomar as decisões mais acertadas?
  • Que cuidados ter para evitar problemas?
  • Que cuidados reforçados ter na assinatura de contratos?
  • Como reclamar e fazer valer os seus direitos?

Saber para quê

  • Conhecer os seus direitos como consumidores no mercado e como exercê-los para beneficiar das melhores ofertas de produtos e serviços disponibilizados;
  • Adotar melhores critérios de escolha na seleção e na aquisição dos principais produtos e serviços existentes no mercado;
  • Conhecer as regras básicas nas compras e vendas de produtos e serviços para prevenir problemas;
  • Alertar para a importância de ter um bom conhecimento das condições contratuais estabelecidas no âmbito das relações de consumo;
  • Resolver os conflitos de consumo decorrentes das relações de consumo
  • Identificar as entidades podem reclamar e/ou solicitar informação adicionais.

Para quem

Estes workshops encontram-se disponíveis para todo os consumidores e colaboradores e/ou membros das entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões de esclarecimento.

Estas sessões são gratuitas para as entidades com protocolo com a DECO.

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e mail decoforma@deco.pt

Quando & onde acontece

Estes workshops informativos são dinamizados por todo o país na semana de 14 a 18 de março.

Sobre os WorkShops DECO [In]Forma

 

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