SOS Consumidor Sénior

12 Setembro, 2019

No ano de 2018 registámos mais de 2000 reclamações sobre práticas comerciais desleais. A maioria foi realizada a consumidores seniores que se apresentam como “alvos fáceis” para algumas empresas de bens e serviços.

As vendas agressivas dirigem-se em especial a este grupo de consumidores, pois são estes que têm uma maior vulnerabilidade, menos informação e sobre os quais é mais fácil exercer coação que os obriga à compra de produtos ou de serviços que não desejam.

Atualmente, é comum assistirmos a muitos contratos à distância, feitos porta-a-porta ou ao telefone com recurso a práticas comerciais desleais, na sua maioria, de fornecimento de serviços públicos essenciais, como as telecomunicações e a energia.

O que deve fazer um consumidor quando cai nesta situação? Fica amarrado a um produto ou serviço que não pediu nem necessita? Isto tudo porque não conseguiu fechar a porta! O que fazer, caso não tenha conseguido dizer não? Sabe que no prazo de 14 dias pode desistir sem ter que alegar nenhum motivo? E a que entidades pode recorrer?

Estas são algumas questões a que a DECO pretende dar resposta nos seus workshops SOS Consumidores Sénior, que têm como principal objetivo apoiar os consumidores seniores quanto aos cuidados a ter nas abordagens porta-a-porta.

Estes workshops informativos terão lugar entre 30 de setembro e 4 de outubro, por ocasião do Dia Mundial do Idosos, dia 1 de Outubro.

Se é nosso parceiro e este tema é do interesse do seu público de intervenção, procure a delegação regional da DECO mais perto e contacte-nos. Estamos disponíveis para realizar em colaboração com os nossos parceiros esta iniciativa.

O que vamos falar

  • Práticas comerciais desleais: o que são?
  • Produtos milagrosos? Não, obrigado
  • Como defender de práticas enganosas ou agressivas
  • Contratos à lupa: Que cuidados ter para não cair na armadilha
  • E agora? Ainda é possível reclamar? Como? A quem?

Participar para saber o quê

  • Quais são os seus direitos nas vendas à distância;
  • Que produtos/ serviços são normalmente promovidos/vendidos;
  • Caso tenha assinado, como pode desistir destes contratos;
  • Que cuidados especiais deve ter;
  • Quem o pode ajudar em caso de problemas;

Para quem

Convidamos os nosso parceiros a realiza conjuntamente coma DECO estas sessões informativas junto do seu público de intervenção.

Para empresas e outras entidades sem protocolo, as sessões são desenhadas à medida, mediante pedido de proposta de formação a solicitar através do e- mail decoforma@deco.pt.

Quando & Onde acontece

Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país de 30 de setembro a 4 de outubro.