Ação de Formação para Parceiros

14 Março, 2022

OS DIREITOS DIGITAIS DOS CONSUMIDORES

O crescimento do mercado digital do comércio eletrónico, da banca digital exigem que o consumidor esteja informado para garantir os seus direitos e responsabiliza os comerciantes e as diversas plataformas digitais pelo cumprimento das suas obrigações em respeito pelos direitos dos consumidores.

Com uma revolução digital a acontecer nas nossas vidas e a emergência de um mercado digital, cada vez mais os consumidores escolhem o modelo digital para realizar as suas compras e os seus pagamentos e, neste sentido, houve a necessidade de reforçar a sua proteção. A legislação, recentemente aprovada, reforça os direitos dos consumidores na compra e venda de bens, conteúdos e serviços digitais.

A digitalização também está a transformar a indústria dos serviços financeiros. Surgem novos canais digitais para os consumidores interagirem e acederem aos tradicionais, mas também novos produtos e serviços digitais. Hoje temos bancos on-line, as fintech, inúmeras aplicações móveis/digitais, desde “wallets” e pagamentos on-line.

É urgente que os consumidores conheçam melhor estes serviços e como devem fazer a melhor utilização dos mesmo retirando as vantagens que estes oferecem, mas acima de tudo, alertando para as questões de segurança e privacidade dos seus dados, e as possibilidades de fraude que agora emergem nesta economia digital.

Os consumidores precisam agora, e no futuro, de uma maior formação financeira e digital.

Com esta ação de formação pretendemos capacitar os técnicos para o desenvolvimento de ações de empoderamento do consumidor na utilização dos canais digitais, sensibilizando-o para a necessidade e a importância da adoção de comportamentos de consumo e financeiros esclarecidos, adequados e seguros.

Objetivos:

• Identificar os direitos digitais dos consumidores no seu quotidiano;
• Saber como é importante proteger os dados pessoais;
• Reconhecer os direitos dos consumidores nas compras online;
• Identificar as oportunidades e os riscos da banca digital;
• Desenvolver ações e projetos que contribuam para capacitar os consumidores a serem mais digitais;
• Contribuir para o empoderamento do consumidor com formação financeira e digital.

Programa:

 1| Os Direitos Digitais dos Consumidores no mercado
• A presença do digital no quotidiano: os nossos direitos
• A importância de proteger os dados pessoais
• Comprar online sem sobressaltos – Contratos e direitos associados

2 | Banca Digital: que oportunidades e riscos?
• Os novos serviços financeiros digitais: uma oportunidade
• Cuidados a ter com os serviços financeiros digitais: os riscos

3 | Eu sou digital, e tu? A Literacia digital dos consumidores 
• A emergência da literacia digital dos consumidores;
• Como podemos capacitar os consumidores a serem mais digitais?

Certificação:

Formação com acesso a Certificado de Participação

Data:

22/03/2022

Horário:

10h00 às 13h00

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