
Dificuldades em pagar as contas? Os custos da (des)informação financeira.
A DECO dinamiza a ação Dificuldades em pagar as contas? Os custos da (des)informação financeira com vista a apontar caminhos e soluções que podem ser adotadas pelas famílias que se vêm confrontadas com a dificuldade no cumprimento das suas responsabilidades financeiras.
Para muitos consumidores a gestão e equilíbrio da vida financeira é um verdadeiro quebra-cabeças. Num momento tão delicado como é o que ainda persiste, desencadeado pela situação pandémica e os consequentes impactos económicos que esta circunstância tem provocado, a vulnerabilidade financeira das famílias tem-se acentuado, particularmente após o término das moratórias.
Neste contexto, os técnicos dos Municípios, particularmente, os de ação social desempenham um papel fundamental no contacto direto com os consumidores mais vulneráveis, sinalizando situações de fragilidade financeira e procurando orientar e encaminhar para os mecanismos de proteção existentes. É, por isso, importante partilhar noções sobre o que podem as famílias fazer quando começam a ter dificuldade em cumprir as suas responsabilidades financeiras. É preponderante refletir acerca das respostas existentes que possam evitar a rutura financeira da família.
Objetivo
A ação Dificuldades em pagar as contas? Os custos da (des)informação financeira tem por objetivo dotar os técnicos das entidades parceiras de conhecimentos acerca dos mecanismos que possibilitem a recuperação da vida financeira das famílias.
A saber
- Refletir sobre os mecanismos de proteção financeira das famílias no contexto da pandemia;
- Explorar estratégias que evitem a rutura financeira das famílias;
- Conhecer as consequências do incumprimento do crédito bancário;
- Conhecer o processo de insolvência e o recurso ao tribunal para recuperação de dividas.
Programa de formação
Módulo 1 | Reorganizar o orçamento familiar
Módulo 2 | Renegociar créditos e dívidas
Módulo 3 | Reagir ao incumprimento
Módulo 4 | Ponderar a insolvência como último recurso
Tendo por base a experiência da DECO adquirida no apoio em matéria de proteção financeira que presta aos consumidores há mais de 20 anos, preparamos um guia prático e um conjunto de vídeos com informações e conselhos de forma a evitar a rutura financeira e o como atuar se confrontado com esta situação. Estes conteúdos especializados serão disponibilizados aos participantes desta ação.
Junte-se a nos no dia 25 de novembro entre as 09h30 e as 12h30.
Saiba mais sobre este tema e inscreva-se AQUI!