Formação Rede Parceiros DECO-Os Direitos Digitais dos Consumidores

25 Março, 2022

Uma ação de formação dedicada à partilha de conhecimento sobre as necessidades dos consumidores no mundo digital.

No dia 22 de março realizámos mais uma ação de Formação para a Rede Parceiros DECO sobre Os Direitos Digitais dos Consumidores com o objetivo de sensibilizar e alertar os técnicos e colaboradores de diversas organizações para os desafios que os consumidores enfrentam hoje para participar num mercado digital e a necessidade de adquirir e melhorar as suas competências digitais
A formação contou com a presença de mais de 40 técnicos de diversas Câmaras Municipais, Juntas de Freguesias e diversas Associações. Estiveram presentes técnicos superiores, chefes de divisão, técnicas de ação social, juristas entre outros interessados.

No decorrer da formação os participantes tiveram a possibilidade de ficar a saber mais sobre os direitos digitais dos consumidores, sobre a importância da proteção de dados e os cuidados a ter nas compras online. A Banca Digital foi outro importante tópico abordado em especial para destacar as oportunidades que estas inovações tecnológicas trazem aos consumidores, mas também, os riscos que tem associados. Atualmente, sendo estes um dos temas com maior relevância, tem que dar atenção e desenvolver ações e projetos que permitam melhorar as competências digitais dos consumidores e dos cidadãos para que possam adotar as decisões de consumo mais acertadas.

Neste sentido, foi apresentado o Programa EU SOU DIGITAL, do qual a DECO é parceria e que tem como objetivo promover a literacia digital dos Portugueses promovendo ações de capacitação de adultos que nunca utilizaram a internet. Este projeto desenvolvido pelo MUDA e com o apoio do Governo Português, quer formar 1 milhão de portugueses e para isso pretende-se abrir Centros de Capacitação Digital, onde os mentores (voluntários) poderão formar os alunos interessados em adquirir conhecimentos básicos que lhe permitam navegar em segurança na internet. Todas os presentes foram convidados a associarem-se a esta iniciativa e a constituírem-se como mentores e incentivar as suas organizações a constituírem Centros de Capacitação Eu SOU Digital.

Foi uma manhã de formação bastante dinâmica com partilha de conhecimentos e esclarecimentos sobre os diversos temas ligados aos direitos digitais dos consumidores. Os formandos ficaram bastante satisfeitos com a ação de formação uma vez que deram uma classificação de 4,5, o que é bastante positivo e partilharam feedbacks muito interessantes:

-A boa comunicação dos formadores
-“Os temas apresentados foram totalmente ao encontro das suas expectativas”.
– “A dinâmica da formação foi muito boa”.
– “Aquisição de conhecimentos específicos relacionados com o tema abordado”.
– “Bom enriquecimento pessoal”.
-“Conhecer o programa EU SOU DIGITAL”.

Para saber mais sobre as atividades da DECO, contacte-nos através de decoforma@deco.pt.