O número de consumidores, vítimas de vendas agressivas, tem vindo a aumentar exponencialmente, especialmente nesta época de pandemia em que vivemos.
No decorrer dos últimos anos, tem-se verificado que o número de consumidores, vítimas de vendas agressivas, tem aumentado. Um dos fatores consequentes deste aumento foi, sobretudo, o contexto pandémico, atualmente, vivenciado por todos nós.
As vendas agressivas ou enganosas são proibidas, sendo consideradas práticas comerciais desleais. Todavia, as mesmas continuam a ocorrer, dirigindo-se a um grupo de consumidores particularmente vulnerável, i.e., os mais seniores que, normalmente ficam mais suscetíveis perante os vendedores, que utilizam este tipo de argumento comercial, caracterizado como mais agressivo e menos honesto.
As práticas mais comuns passam pela venda ao domicílio, por telefone, por correio ou até em reuniões ou excursões organizadas pelo vendedor. Neste sentido, os consumidores são aliciados a usufruir destes eventos organizados em troca de um prémio ou oferta especial. Neste âmbito, as empresas devem facultar informação sobre o produto ou serviço, o contrato e informação sobre a própria empresa, afim da decisão, por parte do consumidor, seja esclarecida.
É extremamente necessário promover um melhor conhecimento das práticas comerciais desleais, cláusulas contratuais abusivas e vendas agressivas, de forma a alertar os consumidores e fornecer-lhes ferramentas para a identificação destes casos, bem como de ação perante estas situações.
De acordo com a legislação da defesa dos consumidores, o consumidor tem o direito de ser protegido, caso tenha sido alvo de uma venda agressiva e/ou se tiver desistido de uma compra no prazo de 14 dias e a empresa se negue a resolver o contrato, por exemplo. Deste modo, o mesmo poderá recorrer a uma associação de defesa dos consumidores, como a DECO, e solicitar auxílio na resolução de quaisquer conflitos.
Objetivos:
• Compreender o que são práticas comerciais desleais ou ações enganosas;
• Compreender e apreender as estratégias e técnicas de quem as pratica;
• Criar uma maior segurança, para lidar com estas abordagens desleais;
• Conhecer os meios de resolução de conflitos, decorrentes das práticas desleais;
• Saber como desistir dos contratos, bem como saber a legislação em vigor;
• Saber a quem recorrer no caso de abordagens enganosas, por parte de vendedores.
Destinatários:
Técnicos das entidades membros da rede de parceiros DECO.
Certificação:
Formação com acesso a Certificado de Participação.
Data:
08/06/2022
Horário:
10h00 às 13h00
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