Sessão Informativa – Poupar é ganhar, poupe energia

19 Abril, 2021

Portugal é o quinto país europeu onde os cidadãos têm mais dificuldades em aquecer as suas casas e manter o seu conforto. A pobreza energética é uma realidade que afeta muitos consumidores e, neste sentido, a DECO verificou a necessidade de reforçar os trabalhos e colocar o tema da eficiência energética na agenda dos consumidores.

Durante o mês de maio, a DECO, em parceria com a ADENE estará a dinamizar o Webinar – Poupar é ganhar, poupe energia, com o objetivo de apoiar as famílias a melhorar a eficiência energética das suas casas, a gerir melhor os seus consumos, a compreender e interpretar as suas faturas, bem como, a recorrer a mecanismos de apoio existentes.

Estes workshops serão espaços de informação e debate sobre a energia, com o  envolvimento dos participantes para o esclarecimento das suas duvidas como forma a melhorar os seus  conhecimentos com dicas e conselhos importantes para ser energeticamente mais eficiente em casa e sugerir soluções de baixo custo que podem ser implementadas incentivando, assim, à mudança de comportamentos.

Realizamos estas ações em parceria com várias entidades e parceiros, se pretende colaborar com a DECO e dinamizar uma destas sessões para a sua comunidade não hesite em contactar-nos e agendar a sua sessão atavés do email: decoforma@deco.pt

O que vamos falar

  • A importância da eficiência energética
  • Dicas e boas práticas para poupar energia no dia-a-dia
  • Os equipamentos energeticamente mais eficientes
  • Como ler corretamente a fatura de energia
  • Os direitos do consumidor no âmbito do mercado de energia
  • Como reclamar e a quem recorrer em caso de conflito
  • Recursos e apoios disponíveis para apoiar consumidores

Saber para quê

  • Sensibilizar para a importância da eficiência energética;
  • Informar sobre os direitos do consumidor no mercado de energia;
  • Dar dicas e boas práticas para poupar energia no dia-a-dia;
  • Ajudar a compreender a fatura de energia;
  • Dar a conhecer os principais recursos e apoios disponíveis para apoiar consumidores;
  • Resolver os conflitos de consumo decorrentes das relações de consumo de energia;
  • Identificar as entidades a quem podem reclamar e/ou solicitar informação adicionais.

Para quem

Estes workshops têm como destinatários os consumidores em geral, em especial os mais vulneráveis.

Encontram-se ainda disponíveis para colaboradores membros das entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar sessões informativas.

Estas sessões são gratuitas para as entidades parceiras da DECO.

Quando e onde acontecem

Estes Workshops informativos são dinamizados por todo o país no mês de maio. Para mais informações e marcações contacte-nos através do email: decoforma@deco.pt.