
Realizou-se nos dias 22 e 25 de maio de 2018 o curso “ Despertar a atenção dos consumidores ”, que juntou 48 técnicos de consumo no Porto e em Lisboa, respetivamente, para juntos refletirem de que forma podem despertar a atenção dos consumidores através dos seus serviços.
Despertar a atenção dos consumidores
“Consideramos que os consumidores estão cada vez mais informados, o que é positivo. E por outro lado, os consumidores também tentam numa primeira fase resolver esses conflitos de forma direta […]”, explica Ana Tapadinhas, diretora-geral da Deco. Este foi o mote que levou a DECO Forma a convidar os técnicos de informação e apoio ao consumidor de gabinetes municipais, juntas de freguesia, ou outros serviços, a participarem na Ação de Formação certificada Direitos dos Consumidores 2018: Despertar a atenção dos Consumidores.
Na verdade, queremos garantir que os portugueses são consumidores informados, tendo com eles a informação necessária para garantirem a proteção dos seus direitos. Por isso, a edição 2018 trouxe novidades ao nível da metodologia de formação em que se pretendeu, mais do que nunca, capacitar os profissionais para despertarem a atenção dos consumidores para os serviços que têm ao seu dispor para os ajudar a mediar os conflitos de consumo.
Edição 2018
Para motivar os nossos formandos construímos um programa de formação diversificado e inspirador.
O primeiro desafio foi lançado no início da manhã: “A DECO tem na sua posse um cheque de 20.000€ (em formato de caixa de chocolates) para dar ao grupo que apresentar as melhores soluções para Despertar a atenção do consumidor. Para isso devem desenhar uma proposta de projeto(s) e iniciativa(s) que levem a essa finalidade tendo em consideração o público-alvo da entidade. Essa proposta será apresentada no final do dia de formação”.
“Crédito fácil: parece, mas não é!”
Atualmente, o consumidor é bombardeado com publicidade sobre crédito, nomeadamente, através de sites, revistas e até concursos televisivos. Por isso, num exercício prático, os formandos analisaram um anúncio de um crédito à habitação à lupa! É fundamental despertar a atenção dos consumidores para as falsas facilidades na contração de crédito que podem levar ao endividamento das famílias.
“De Olho no Rótulo, pela sua saúde!”
A leitura do rótulo dos alimentos pode ser um bicho-de-sete-cabeças. Com o workshop “De Olho no Rótulo” os formandos conheceram esta campanha da DECO e colocaram os seus conhecimentos à prova com o jogo do semáforo nutricional, ficando mais alerta sobre a importância da leitura do rótulo aquando do ato de compra.
“Digital com sabor agridoce!”
Refletir sobre os riscos da digitalização dos serviços e o aumento da exclusão digital foi o objetivo principal deste workshop. Em dinâmica de role-play os formandos assumiram o papel de consumidores e de empresas no mercado digital, vivenciando com criatividade e, ao mesmo tempo realismo, as vantagens e desvantagens do comércio eletrónico e da digitalização dos serviços.
“Fatura-Amiga!”
O novo projeto da DECO “Fatura-amiga” pretende ajudar os consumidores na correta leitura das faturas de energia e informar sobre as alterações de comportamento necessárias para a diminuição desta despesa por parte do agregado familiar. Este projeto foi divulgado em primeira mão aos formandos deste curso, tendo sido deixado desde já o desafio para implementação local de algumas das atividades planeadas.
Consumers Pitch DECO Forma – a prova final!
De que forma a sua organização pode despertar a atenção dos consumidores? De que forma a relação entre a DECO e a sua entidade pode ter impacto positivo no consumidor?
O dia de formação terminou com um Pitch apresentado por cada um dos grupos de formandos. Todos apresentaram projetos inovadores sobre diferentes temas, e com capacidade para “Despertar a atenção dos consumidores”! Apenas dois grupos receberam o prémio (um em Lisboa e um no Porto), mas todos saíram bastante enriquecidos no final deste dia de formação intenso e de grande partilha entre todos.
Apreciação Final
A formação foi muito bem avaliada pelos seus participantes, e consideramos que este é o caminho a seguir no futuro. De facto, os técnicos de consumo são um dos grandes apoios à missão da DECO, e sem estas parcerias de qualidade, não conseguíamos obter o alcance necessário para chegar ao número de consumidores, que conseguimos hoje em dia.
As dinâmicas práticas foram muito positivas, assim como a possibilidade de potenciar as campanhas apresentadas nos territórios de intervenção dos participantes.