O programa à medida é uma solução de formação desenhada à medida das necessidades de um determinado grupo de participantes, especialmente concebido para desenvolver competências que reforcem boas práticas empresariais que melhor acautelem os interesses dos consumidores.
A DECO FORMA aceita o desafio das empresas que pretendam dar resposta às necessidades específicas de grupos de colaboradores, atendendo ao contexto em que atuam e às dinâmicas próprias do setor, bem como à sua identidade organizacional, com programas adaptados e com uma resposta customizada, célere e flexível.
O que oferecemos
- Uma solução desenhada com conteúdos programáticos adaptados à realidade e a necessidade da empresa.
- Metodologia adequada ao desafio lançado, tirando partido da experiência da Associação.
- Flexibilidade de calendário, horário e local de realização em qualquer ponto geográfico de Portugal.
- Um investimento por participante mais benéfico face ao valor de inscrição em programas abertos semelhantes.
Principais áreas de intervenção
- Gestão de reclamações
- Serviços financeiros (Banca & Seguros)
- Serviços públicos essenciais
- Práticas de concorrência
- Bens e serviços de consumo
- Recuperação de créditos de particulares
- Insolvência de particulares
- Contratação online
- Literacia financeira
- Publicidade e informação comercial
- Turismo e lazer
- Transportes e vias de comunicação
Ações de âmbito Europeu
Seminários: O Direito Europeu da Concorrência, o mercado e os consumidores
Com o objetivo de informar os magistrados judiciais e do Ministério Público sobre o Direito Europeu da Concorrência, a DECO promoveu mais de 20 seminários em parceria com a Associação Sindical de Juízes, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público e Conselho Superior de Magistratura.
Estes seminários contaram com o apoio da Comissão Europeia (DG COMP).
Curso ConFinAd: Informação Financeira para Consumidores
A DECO realizou duas edições do programa europeu ConFinAd, formação no domínio da informação e aconselhamento sobre produtos e serviços financeiros aos consumidores desenvolvido . O programa dirigiu-se aos profissionais dos serviços autárquicos de apoio e informação ao consumidor de todo o país.
Os cursos foram financiados pela Comissão Europeia (DG SANCO) e a Associação foi convidada a participar como entidade organizadora pelo consórcio de formação composto pelo BEUC (The European Consumer Organisation) e pelo IFF (institut für finanzdienstleistungen).
Ações nacionais com a Academia
Destaca-se a parceria com a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e com a Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, na realização de mais de 10 edições do programa de formação avançada para empresas sob a temática “Os Direitos dos Consumidores: Um Desafio para as Empresas”.
Destacamos também a colaboração com a Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa na realização de duas edições do Seminário em Direito do Consumo dirigidas a alunos da licenciatura em Direito desta escola.
Outras Ações nacionais
Saber Viver em Tempos de Crise
A DECO, em parceria com a Cáritas Portuguesa e com o apoio da Direção Geral do Consumidor, promoveu 76 ações de formação a nível nacional junto dos utentes e dos técnicos de ação social desta instituição com o objetivo de melhorar a literacia financeira dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade económica e social.
Formação para a Inclusão – Vamos Fazer Contas à Vida
No âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), medida da formação para a inclusão, a Associação promoveu 11 ações de formação destinadas a públicos especialmente vulneráveis, capacitando-os para uma melhor gestão das suas finanças pessoais.
A DECO desenvolveu estas ações por todo o país constituindo para o efeito parcerias locais com entidades como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, as Cáritas Diocesanas de Viana do Castelo e de Coimbra, a EAPN, Rede Europeia Anti-Pobreza, Núcleo de Santarém, o Contrato Local de Desenvolvimento Social de Évora, entre outros.

