Câmara Municipal Loures debateu a economia da partilha

15 Novembro, 2016

A Economia da partilha: Oportunidades e desafios foi o tema do seminário que se realizou no dia 10 de novembro, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte, em Loures e contou com a intervenção da DECO.

Este seminário reuniu vários oradores que debateram o novo modelo económico e social que visa permitir o acesso partilhado a bens e serviços. A entidade promotora, a Câmara Municipal de Loures, convidou a DECO para participar contribuindo com a sua experiência nestas matérias. A associação têm desenvolvido um vasto trabalho nesta área através da discussão e reflexão do tema em vários fóruns, a nível nacional, bem como acompanhando a construção de um enquadramento legal que salvaguarde os direitos dos consumidores nestas novas formas negócios.

A nossa jurista, Carolina Gouveia, abordou a temática do consumo colaborativo do ponto de vista da proteção do consumidor, focando-se na relação triangular plataforma-utilizador-anunciante. Houve também oportunidade para fazer uma reflexão e partilha, com os restantes oradores e a plateia, sobre se esta economia da partilha veio para ficar, se há efetivamente diferenças relativamente à economia tradicional e que procuram os agentes desta economia.